Extensão

Projeto de educação para o consumo é realizado pelo Balcão do Consumidor Casca

07/12/2016

14:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

A educação para o consumo é um dos objetivos do Balcão do Consumidor - projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF). No intuito de formar cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações, o Balcão do Consumidor Campus de Casca esteve nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, no Colégio Estadual Carneiro de Campos, na cidade de Serafina Corrêa, para realizar atividades do projeto “Balcão na Escola”.

Por meio do projeto, estagiários do Balcão do Consumidor e acadêmicos do curso de Direito da UPF Casca, coordenados pela professora Nadya Tonial, realizaram uma palestra direcionada para aproximadamente 50 adolescentes, alunos do terceiro ano do ensino médio da instituição, no turno da manhã. O grupo foi recepcionado pela diretora professora Liamara Sordi e pela professora Graziela Alberti.

Na oportunidade, foram realizadas explanações sobre a configuração da relação de consumo, englobando noções de consumidor, fornecedor, produto e serviço. Além disso, os alunos receberam informações sobre os direitos e deveres do consumidor previstos no Código de Defesa do Consumidor. “Como tópico específico, foram abordados assuntos referentes aos cuidados a serem adotados nas compras presenciais, a garantia dos produtos (englobando a garantia legal, contratual e estendida), noções importantes acerca dos serviços de telefonia, bem como, dicas e informações acerca das compras realizadas pela internet”, comenta a professora Nadya.

O projeto Balcão na Escola, segundo ela, tem o objetivo de trazer noções de cidadania aos alunos, esclarecendo direitos e obrigações nas relações de consumo, demonstrando a integração comunitária da Faculdade de Direito da UPF, bem como, integrar as ações do Balcão do Consumidor com a comunidade. “A fim de objetivar um ambiente propício à aprendizagem, foram utilizados vídeos e slides relativos aos assuntos em tela, bem como distribuídos flyers com lições que fomentam o projeto Educação para o consumo, todas produzidas pelo próprio Balcão do Consumidor”, destaca.

A ação ainda promoveu a apresentação do projeto Balcão do Consumidor, seus objetivos, forma de funcionamento e endereço. Em Casca, o Balcão está localizado na Rua XV de Novembro, 402 (em frente ao Salão Paroquial). Informações pelo telefone (54) 3347-1157 ou pelo e-mail: balcãocasca@hotmail.com.