Geral

Projeto de Alternativas à Violência promove oficinas de capacitação

22/05/2018

17:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Projeto de Alternativas à Violência (PAV) – iniciativa mantida pelo Observatório da Juventude, Educação e Sociedade, da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF), em parceria com a Ecopaz – promoveu, nos dias 19 e 20 de maio, duas Oficinas Básicas Simultâneas. O evento ocorreu no Campus Carazinho da Universidade, reunindo acadêmicos, funcionários, professores e a comunidade de forma geral. 

As oficinas contaram com a participação de 36 pessoas dos municípios de Carazinho, Colorado, Não-Me-Toque, Guaporé, Caxias do Sul e Almirante Tamandaré do Sul. O evento também contou com a participação de professores da 39ª Coordenadoria Regional de Educação, da Coordenação Pedagógica e da coordenação do Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave)

Integraram o evento a equipe de coordenação do projeto formada pelo acadêmico de Pedagogia, Elizandro Baccin; coordenadora de curso de Pedagogia do Campus de Carazinho, professora Carmen Souza; representante do Observatório da Juventude da UPF, professora Elizabeth Nunes Maciel; representante da Ecopaz e Observatório da Juventude da UPF, professor Silvio Antônio Bedin. Também integram o evento equipe de facilitadoras da Ecopaz, e equipe de apoio as oficinas. 

O PAV integra um programa de formação para habilitação dos participantes para que possam lidar de forma criativa com situações potencialmente violentas. É centrado no desenvolvimento da multidimensionalidade humana, que estimula o florescimento dos potenciais subjetivos da autoestima, confiança e cuidado de si. Incidindo na constituição de vínculos afetivos relacionais, contribuindo para criar comunidades de acolhida, confiança e colaboração.

São realizadas discussões, exercícios interativos, jogos e sociodramas para compreender as maneiras como as pessoas reagem a situações onde injustiça, preconceito, frustração e raiva possam levar a comportamentos agressivos e violentos. As oficinas conduzem os participantes a lidar eficazmente com situações perigosas e de risco, com sentimentos fortes como o medo e a raiva, a se comunicar de forma construtiva e afetiva, levando então uma cultura de Paz para onde estiver inserido.