Extensão

Projeto da UPF une sustentabilidade e arte nos muros do Lar da Menina

25/07/2017

16:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor / Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), do curso de Arquitetura e Urbanismo e da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), promove o projeto de extensão “Paisagismo Produtivo e Educação Ambiental: Transformando espaços, transformando vidas”. No início do mês de julho, por meio do projeto foi realizada a pintura do muro da instituição Lar da Menina da Fundação Lucas Araújo. 

De acordo com a professora doutora Evanisa Fátima Reginato Quevedo Melo, o planejamento das atividades foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2017.A entidade aprovou a arte, destinando recursos para que a pintura fosse realizada. Bolsistas do projeto contaram também com a colaboração dos bolsistas Paidex do projeto de extensão do Escritório Escola da Engenharia Civil. 

O projeto foi institucionalizado em 2015 e de acordo com a coordenadora, vem se destacando pelo trabalho positivo desenvolvido junto a instituição. “Participamos do edital Proext 2016 que nos classificou em nível nacional com a nota máxima. Desde então passamos a ter a inserção mais forte de tecnologias visando a inclusão social”, destacou.
 
O projeto Paisagismo Produtivo conta ainda com a participação efetiva de professores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Design de Produto e com bolsistas Paidex, pela UPF.  Além disso, conforme a professora Evanisa, na instituição Lar da Menina o projeto conta também com o apoio dos professores, coordenação pedagógica, assistente social, psicóloga e direção da entidade. “Todas as atividades são planejadas e aprovadas em reunião da equipe técnica do projeto de extensão, passando após para a direção e responsáveis da administração da Fundação Beneficente Lucas Araújo, especificamente no Lar da Menina e Pré-escola”, explicou.

Em 2016 com a integração dos dois projetos, foi realizada a pintura da quadra de esportes, sendo revitalizados também os bancos do pátio da entidade. Além disso, foi instalado um jardim vertical na parede da creche, que foi replantado neste ano. Segundo a professora Evanisa, são destacadas para as crianças a importância da sustentabilidade, da educação ambiental e da arte, com o projeto desenvolvendo estratégias para reciclagem de materiais transformando em novos produtos.

Teoria e prática são promovidas pelo projeto 

A participação no projeto permite que os acadêmicos da Universidade atuem na prática em diferentes áreas do conhecimento, desenvolvendo a pesquisa, criatividade, inserção social, trabalhando com tecnologias de baixo custo visando a sustentabilidade.

Além de contribuir para formação profissional, o projeto ajuda a comunidade, na medida que atua na melhoria dos espaços de convívio da entidade. Durante a fase de análise, o desejo das crianças foi para se ter mais cor no pátio, com isso vem se buscando atender a expectativa. “Uma das bolsistas do projeto relatou que a atividade foi concluída com muito sucesso, porque além de os estudantes exercitarem na prática o que aprendem na universidade, recebem a recompensa maior com as crianças interagindo, questionando sobre a escolha da arte, as cores e elogiando, com um sorriso e um brilho no olho a cada traço que era feito por todos nós”, relatou a professora.