Notícias UPF

Projeto da UPF realiza ação com gestantes do bairro Zácchia

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação/UPF

Enquanto os bebês crescem e se desenvolvem na barriga, as mães recebem apoio e orientação. Assim tem sido realizado o projeto “Valorização e incentivo do pré-natal do bairro Zácchia”, promovido por acadêmicas do curso de Enfermagem, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF). A atividade é desenvolvida na disciplina do Estágio Curricular I, da Unidade de Saúde Zácchia, juntamente com o programa PET-Saúde GraduaSUS dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto contribuiu para assegurar um pré-natal adequado e incentivar a participação das gestantes nos encontros educativos, realizar as vacinas e exames preconizados durante a gravidez, bem como o acompanhamento odontológico para essa fase. Dentre as ações realizadas, uma sessão fotográfica registrou a gestação e, na última semana, dia 23 de junho, o grupo responsável fez a entrega do primeiro álbum de fotos para as gestantes que participaram de todas as ações desenvolvidas durante o projeto.

Conforme a professora do curso de Enfermagem, Isabel Zamarchi Lanferdini, para a produção e realização do book fotográfico, o projeto contou com parceiros. “Recebemos o apoio do curso de Estética e Cosmética da UPF, o trabalho voluntário do fotógrafo Rafael Czamanski e a revelação das fotos teve patrocínio da empresa Scortegagna”, conta ela.

Para participarem do book fotográfico, as gestantes deveriam preencher os pré-requisitos do projeto até o final dos encontros do grupo. “Percebeu-se a satisfação e o interesse das gestantes que participaram dos encontros e, ao final, três gestantes realizaram a seção fotográfica e receberam o álbum de fotos”, explica a professora. O projeto terá continuidade na Unidade de Saúde Zácchia, com o grupo de acadêmicos da UPF e o do PET-Saúde GraduaSUS de forma interdisciplinar, com outras gestantes moradoras do bairro Zácchia que são atendidas pela equipe de saúde.