Pesquisa e Inovação

Projeto da UPF garante recursos em edital de fomento à pesquisa

25/05/2018

15:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo UPF

Buscando a melhoria, a qualificação e a ampliação das ações e a fim de manter as atividades de pesquisa, os cientistas da Universidade de Passo Fundo (UPF) regularmente propõem projetos em editais de fomento externos, conquistando recursos para a execução dos trabalhos na instituição.

Recentemente, o projeto de pesquisa ‘Nanotecnologia aplicada às questões ambientais: detecção de nanopartículas em sedimento e água e efeitos sobre o comportamento e a fisiologia de peixes’, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb),  foi contemplado no Edital 04/2018 – Programa de Bolsas de Fixação de Doutores – DOCFIX, da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O edital possibilita a concessão de bolsa de pós-doutorado e de taxa de bancada com o objetivo de fixar doutores para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação em PPGs. 

O projeto é coordenado pelos professores Dr. Leonardo José Gil Barcellos e Dr. Edison Bortoluzzi. “Nosso projeto foi aprovado num edital de altíssima competição, onde apenas 70 projetos foram aprovados em todo o Rio Grande do Sul. Isso nos deixa confiantes para sua execução e na obtenção de excelentes resultados que projetem nacional e internacionalmente o PPG CiAmb e a UPF” afirma o Prof. Leonardo. 

Para o professor Edison, o projeto DOCFIX foi um grande desafio, porque envolve duas áreas que aparentemente não são ligadas, mas que o projeto proporcionou essa correlação. “Será um grande desafio por termos que fazer a ligação entre as áreas de solos, mineralogia, nanotecnologia, qualidade de peixes, num contexto de produção agrícola e ambiental. Nesse sentido, a UPF está bem representada, lembrando que foi o único projeto de pesquisa da Universidade, contemplado nesse edital”, destaca o professor.

Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Profa. Noeli Zanella, este projeto é um marco inicial para ampliar a interdisciplinaridade e dar sustentação ao desenvolvimento de novas pesquisas gerando publicações qualificadas envolvendo a temática das ciências ambientais. 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb) inscreve até 14 de junho. O programa forma recursos humanos na área de Ciências Ambientais, com diversificado corpo docente, ampla infraestrutura e proposta curricular inovadora. A interdisciplinaridade é o foco principal deste curso, fortalecido por disciplinas compartilhadas com profissionais de diferentes áreas de formação e pela temática de duas linhas de pesquisa: Sociedade e conservação dos recursos naturais e Tecnologia ambiental e sustentabilidade. Informações no site www.upf.br/ppgciamb.