Extensão

Projeto Charão encerra curso Resgate do Pinheiro Brasileiro em São Paulo

20/04/2018

15:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/Projeto Charão

O “Projeto Charão e suas ações para a conservação da natureza” é um projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF), que encerrou na manhã desta sexta-feira, dia 20 de abril, mais uma edição do curso Resgate do Pinheiro Brasileiro para os professores dos municípios de Campos do Jordão, Santo Antônio dos Pinhais e São Bento do Sapucaí. O curso aconteceu no Centro de Visitantes do Parque Estadual de Campos do Jordão, em São Paulo, parceiro do Projeto Charão nesta edição do curso.

Na oportunidade, os professores apresentaram seus trabalhos envolvendo a araucária em várias disciplinas das escolas culminando com a produção de mudas da árvore, posteriormente plantadas em propriedades rurais da região. O Parque Estadual de Campos do Jordão foi a primeira unidade de conservação da natureza, nesta categoria de parque estadual, criada no Brasil, em 1941, para preservar importantes remanescentes de Florestas com Araucárias.

Conforme o professor Jaime Martinez, que coordena o projeto e que ministrou o curso junto com a professora Nêmora Prestes, os professores que participaram do curso atestaram que as atividades realizadas com o pinheiro-brasileiro foram altamente significativas, envolvendo os alunos e muitas vezes a família, gerando fortes vínculos com o ambiente comum a todos: a floresta com araucárias. “Eles relataram que, mesmo tendo encerrado o curso, irão continuar aproveitando a araucária como recurso didático em suas aulas”, ressalta Martinez.

Resgate do Pinheiro Brasileiro

O curso integra uma das ações do projeto de extensão da UPF “Projeto Charão e suas ações para a conservação da natureza”, e integra o Programa Nacional para a Conservação do Papagaio-do-peito-roxo, com apoio da Fundação grupo Boticário de Proteção à Natureza.