Extensão

Projeto Charão conclui curso Resgate do Pinheiro Brasileiro em Minas Gerais

19/04/2018

10:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/Projeto Charão

O Projeto Charão e suas ações para a conservação da natureza, projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) encerrou nesta quarta-feira, dia 18 de abril, a segunda etapa do curso Resgate do Pinheiro Brasileiro em Minas Gerais. O curso aconteceu na cidade de Itamonte, em Minas Gerais, abrangendo quatro municípios do entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio, que são Itamonte, Baependi, Pouso Alto e Alagoa, todos da Serra da Mantiqueira, onde ainda são encontrados remanescentes de Florestas com Araucárias no estado mineiro.

Conforme o professor Jaime Martinez, que coordena o projeto e que ministrou o curso junto com a professora Nêmora Prestes, ao todo, foram 18 escolas que participaram do curso, com seus professores trabalhando em várias disciplinas o tema da araucária, evidenciando o recurso didático multidisciplinar dessa árvore típica de áreas de clima temperado no Brasil. “Os professores também realizaram um resgate sobre a importância histórica, econômica, ambiental, cultural e gastronômica do pinheiro-brasileiro”, conta ele.

O curso aconteceu nas dependências da RPPN Alto Montana, parceira do Projeto Charão. A partir desta quinta-feira, dia 19 de abril, os professores se deslocam para Campos do Jordão, em São Paulo, onde concluem na sexta-feira, dia 20, a etapa do curso na cidade paulista.