Ensino

Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac) oferta vagas em instituições de 10 países

28/02/2018

11:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Alunos podem fazer a sua inscrição a partir desta quinta-feira (1º)

O Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional da Universidade de Passo Fundo (Piac/UPF) estará, nesta quinta-feira, 1º de março, com inscrições abertas para estudantes de graduação que tenham interesse na realização de um ou dois semestres de estudos em instituições de ensino superior do exterior. Contemplando todas as áreas do conhecimento, o Piac objetiva proporcionar a troca de informações e experiências como forma de qualificar os alunos e valorizar o ensino ofertado pela própria Instituição.

São disponibilizadas 24 vagas, divididas entre 10 países (Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Itália, México, Polônia e Portugal). O acadêmico fará a sua inscrição para candidatar-se a uma vaga de intercâmbio indicando primeira e segunda opção de país, com suas respectivas instituições. Na lista disponível em https://www.upf.br/intercambios/convenios/universidades-por-curso, o estudante poderá visualizar as universidades que ofertam o seu curso. 

Além disso, o candidato deverá, obrigatoriamente, estar matriculado em curso de nível superior da UPF; ser aluno de graduação aprovado, no momento da inscrição, em no mínimo 50% e no máximo 80% dos créditos do curso; possuir excelência acadêmica, e comprovar conhecimento da língua estrangeira do(s) país(es) de destino. Para isso, o acadêmico necessita preencher e protocolar o formulário de inscrição, na Central de Atendimento ao Aluno (CAA), Campus I, até 28 de março, anexando os documentos exigidos no edital. A coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da UPF, professora Maria Elisabete Mariano dos Santos, destaca a necessidade de, no ato da inscrição, o aluno já ter passaporte, para que possam ser realizados os trâmites com a universidade estrangeira.

A seleção interna será feita pela AAII, tendo como base a documentação exigida na abertura do processo, comprovando, entre outros, a excelência acadêmica do candidato e a análise do plano de ação. Ainda, os inscritos serão submetidos a entrevista individual.

Mais informações referentes ao processo seletivo estão disponíveis aqui.