Ensino

Professores participam de ações no Interação UPF

18/10/2017

11:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Todos os anos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) abre as portas para receber alunos de escolas públicas e privadas no Interação. Uma das tradições do evento é a recepção dos professores que acompanham os jovens, oferecendo uma série de atividades de formação, informação e descontração. Na manhã desta quarta-feira (18), os docentes foram recebidos pela Reitoria.

Modelo de ensino nas licenciaturas, a Universidade vem aprimorando metodologias e investindo na formação dos professores. Para a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, os momentos de encontro com os docentes que atuam nas redes pública e privada são fundamentais para que a Instituição siga construindo uma relação de troca e parceria. “Nós investimos na educação e na formação de professores e os recebemos com muito carinho. Fazemos sempre questão de oferecer uma programação que contemple momentos de formação, cultura e de aproximação com a Universidade. Sabemos que a maioria deles tem sua formação feita aqui conosco e, por isso, é importante valorizarmos o seu retorno, apresentando o crescimento da Universidade e o quanto ela ainda pode contribuir para a formação contínua do professor”, destacou.

Presente na recepção, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, destacou que o contato com os professores também surge como uma ligação entre a Universidade e o aluno, uma vez que são eles que auxiliarão os jovens na escolha da graduação. “Nosso objetivo é manter essa aproximação com os professores e oferecer a eles um conjunto de ações em termos de educação continuada e permanente, fazendo com que eles também possam usufruir da estrutura da Universidade, apresentando o que temos e as facilidades para que eles possam voltar sempre que necessário. Essas ações dão vida à Universidade e auxiliam o professor no contato com o aluno e na orientação sobre o caminho profissional”, pontuou.

Para o vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior, o Interação é uma excelente oportunidade para que professores e alunos recebam as informações necessárias para guiar as decisões futuras. “Uma oportunidade que a Instituição tem de levar informações sobre os cursos, programas de créditos, bolsas e facilidades de acesso que a UPF disponibiliza para os estudantes. É muito importante, neste momento em que eles estão aqui, manter essa aproximação com os professores, que são formadores de opinião, e que atuam juntos com os futuros acadêmicos”, ressaltou.

Egressa do curso de Letras da UPF, a professora Gizele Fernandes acompanha os alunos da Escola Cruzeiro do Sul de Carazinho. Segundo ela, não apenas os alunos esperam pelo Interação, mas também os professores. “É o segundo ano que acompanho os alunos. Para mim, é sempre uma alegria voltar e ver o quanto a Universidade continua crescendo e oferecendo mais possibilidades”, disse.