Ensino

Professores e alunos do curso de Pedagogia Parfor da UPF realizam viagem de estudos

30/10/2017

14:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

De 26 a 28 de outubro, acadêmicas e professoras do curso de Pedagogia e Pedagogia Parfor da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram uma viagem de estudos de cunho interdisciplinar na Universidade Federal de Pelotas. A atividade contou com visitas, conversas e trocas de informações.

O objetivo, segundo a professora Adriana Bragagnolo, que acompanhou a iniciativa, a viagem teve como intuito o aprimoramento dos conhecimentos culturais e científicos no campo da alfabetização, história e geografia, ciências naturais, currículo escolar e didática, visando contribuições na formação de pedagogo. 

O destino inicial foi na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), onde o grupo conheceu o Centro de História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Didáticos, em um trabalho de exposição coordenado pela professora Eliane Peres e acompanhado por sua equipe de pesquisa. De acordo com a equipe, houve a oportunidade de assistir à conferência de Eliane Peres, no encerramento do II Seminário Integrado OBEDUC-PACTO. 

O roteiro também contou com uma detalhada visita no centro histórico de Pelotas, conduzida pelo professor Sebastião Peres (UFPEL). Também foram visitadas a Charqueada São João e os espaços do Museu da Baronesa. O grupo de acadêmicas e professoras visitou, ainda, o Museu Antártico, Museu Oceanográfico, Eco-Museu da Ilha da Pólvora e Centro de Recuperação de Animais, todos no Complexo de Museus e Centros Associados da FURG (Rio Grande), os Moles da Barra e a Praia do Cassino. “A viagem foi antecedida de estudos realizados sobre os locais de visita, sobre as possibilidades que tais conhecimentos contribuem para o pedagogo e por um diálogo acerca de uma proposta que envolve, de modo articulado, algumas disciplinas do curso de Pedagogia”, explicou.