Universidade

Professores participam de Curso de Iniciação à Universidade

20/06/2017

17:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

O último módulo do Curso de Iniciação à Universidade, neste primeiro semestre de 2017, foi realizado na tarde desta terça-feira, 20 de junho, na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF). O curso, que abrangeu quatro módulos, é um momento de formação administrativo-didático-pedagógica, destinado aos professores da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), especialmente aos docentes ingressantes, com o objetivo de refletir sobre questões organizacionais, funcionais e pedagógicas, visando à construção da identidade do professor.

O encontro realizado na Faed, na terça-feira, marcou o encerramento do curso neste semestre e contou com a participação do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (VRPPG), Leonardo José Gil Barcellos, que falou sobre “A pesquisa e a pós-graduação no ensino da UPF”. Em sua fala, ele apresentou as ações da Vice-Reitoria, as divisões e as atividades desenvolvidas. “A ideia foi apresentar as concepções que norteiam as atividades da Vice-Reitoria, mostrando um pouco sobre o conceito de ciência, de pesquisa e da realidade atual e mostrando que o professor tem um papel fundamental nesse processo dentro da Universidade”, destacou.

A atividade também contou com a presença da vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, e do vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior, que realizaram uma avaliação do curso. O módulo IV abrangeu ainda o Comitê de Ética em Pesquisa e o Setor de Apoio Pedagógico (SAP).

 

O curso oferece momentos de acolhimento e espaços informativos sobre responsabilidades, direitos e deveres; setores e saberes de apoio à docência; políticas institucionais e estrutura da FUPF. Por se tratar de atualização e renovação pedagógica, a iniciativa é oportunizada pelo Setor de Apoio Pedagógico da Vice-Reitoria de Graduação (SAP/VRGRAD) e pela Divisão de Recursos Humanos da Vice-Reitoria Administrativa (DRHU/VRADM). 

As atividades foram planejadas pelos representantes dos setores institucionais, pelos professores mediadores convidados e pelo SAP. Os encontros de formação caracterizados por uma metodologia crítico-participativa, consistem em momentos de estudo, reflexão e discussão sobre temáticas que contemplam a docência universitária da UPF.