Notícias UPF

Professores da Faculdade de Direito da UPF participam de encontro de formação

  • Por: Caroline Simor
  • Fotos: Caroline Simor

Direção da Unidade promoveu a atividade que contou com palestras e troca de experiências

Em 2016 a Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) teve muitas conquistas e celebrou um ano bastante positivo com a passagem dos 60 anos do curso. Para iniciar 2017 com o mesmo espírito, a direção e coordenação, promoveram um encontro que reuniu o corpo docente da Unidade. A atividade ocorreu nesta terça-feira (10/01) e contou com a presença do reitor, professor José Carlos Carles de Souza e da vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari.

Para o reitor, o encontro serviu para motivar os professores na caminhada de mais um ano. De acordo com José Carlos, a reitoria estará ainda mais próxima das unidades neste ano. “Ao iniciar o semestre de 2017 na Faculdade de Direito, a direção e coordenação, acharam por bem realizar um encontro da congregação e do colegiado para tratar das atividades que virão. Sem dúvida foi uma iniciativa excepcional. Tivemos um ano de muitas conquistas e agora temos que nos focar e nos motivar para seguir caminhando na direção certa”, pontuou.

A professora Rosani aproveitou a oportunidade para conversar com os participantes. Em sua fala, ela destacou a união dos professores e coordenadores para que os desafios da prática docente sejam superados. A vice-reitora abordou também a importância da organização, articulação e visão dos professores, tanto em sala de aula quanto nas questões burocráticas. “Os professores são os responsáveis pelo andamento dos cursos da Universidade. Quanto mais unidos, melhor é a formação que oferecemos à comunidade”, destacou.

O diretor da Unidade, professor Dr. Rogério da Silva, ressaltou que várias ações serão desenvolvidas pela Faculdade em 2017. Antes disso, entretanto, ele frisou que o encontro foi fundamental para que professores, direção e coordenação, possam trabalhar unidos. “Viemos de um ano de muitas conquistas para a Faculdade de Direito, mas entramos o ano com muitos desafios. Para que possamos superá-los e possamos oferecer um serviço cada vez melhor e uma formação ainda mais qualificada aos nossos alunos, precisamos desses momentos de formação. Serão muitas novidades ao longo do ano e a união e o comprometimento de todos os professores será fundamental para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, disse.

Troca de ideias e experiências
O palestrante convidado foi o professor Dr. Pedro Buck Avelino, da Universidade Mackenzie de São Paulo. Além de apresentar a realidade da instituição e trazer alguns exemplos de ações que estão sendo feitas, ele também esteve na UPF para firmar uma parceria entre as universidades.

Entre os temas, ele abordou o projeto acadêmico da Universidade, iniciando pela questão da diferença entre um centro universitário e uma universidade e passando pelos pressupostos existentes, os diferenciais e as potencialidades. Segundo ele, são três principais programas universais da Mackenzie, envolvendo o intercâmbio entre professores e a troca de experiências de práticas docentes, a criação de centros de pesquisa e a ampliação da extensão da instituição. “Tudo isso passa pelo processo de integração. Integração entre a Faculdade e os seus setores e atores internos e também com parceiros externos, olhando para fora, compartilhando boas práticas e experiências”, frisou.