Ensino

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF participa de intercâmbio docente na Argentina

21/11/2017

16:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) Dra. Adriana Gelpi participou do Programa Marca de mobilidade docente.  A experiência de intercâmbio ocorreu entre os dias 16 e 31 de outubro, na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. 

Córdoba é a segunda maior cidade da Argentina, onde a Universidade possui uma tradição na história da educação. “O sistema de educação em Córdoba tem uma história de 400 anos, sendo que o curso de Arquitetura e Urbanismo está fazendo 60 anos. O que me chamou a atenção é que a Universidade Nacional de Córdoba tem 120 mil alunos vindos de todo o país e de vários países da América Latina”, contou.

De acordo com a professora Adriana, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Córdoba possui cerca de nove mil alunos e 450 professores. “Envolvi-me nas disciplinas em que estão trabalhando, vi muitos projetos, conheci muitos professores, metodologias de ensino-aprendizagem e vi os resultados. Como entram na universidade mil alunos por ano, só no curso de Arquitetura e Urbanismo, e eles apresentam uma organização e metodologias consistentes, estão muito preparados para administrar positivamente esse grande número de alunos”, comentou.

Parcerias 
O contato com alunos e professores argentinos propiciou a troca de ideias e experiências. Além disso, conforme a professora, uma pauta de intenção e convites para o desenvolvimento de pesquisas em conjunto também foi realizada. “O Programa Marca, além da interação, tem a ideia de uma linguagem comum, de produção de materiais didáticos. Levamos alguns convites, porque estamos desenvolvendo, no Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, projetos de pesquisa e de extensão, como o de acessibilidade universal em campus universitário e o projeto de pesquisa em habitação de interesse social, que ficariam muito interessantes se fossem realizados em paralelo naquele país.  Organizamos, então, uma pauta de intenção de trabalhos em comum e o desafio agora é implementá-las”, disse. 

A proposta de elaboração de um glossário bilíngue de urbanismo também foi debatida no intercâmbio. “Acho importante parabenizar e valorizar o ensino democrático que esse país desenvolve, porque vi uma grande organização e competência nas práticas pedagógicas para se conseguir chegar a um resultado muito bom, frente a um grande número de alunos. Mais do que participar desse estágio docente, que foi uma excelente experiência, foi muito engrandecedor falar em outra língua, compreender os processos e propor o desenvolvimento de trabalhos em conjunto”, ressaltou.

Programa Marca
O Programa Marca é um programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria com universidades conveniadas de países pertencentes ou associados ao Mercosul, que promove a consolidação, a expansão e a internacionalização dos estudos acadêmicos, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e docentes na mobilidade internacional.