Universidade

Professora da UPF participa de Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo

02/10/2017

10:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Docente ministrou a palestra de abertura do evento e apresentou três trabalhos, um deles premiado em terceiro lugar na categoria artigos completos

A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve representada no 5° Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo (Enasec), realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro, na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, pela professora Me. Caroline de Fátima Matiello Vaz, do curso de Secretariado Executivo da UPF. Na oportunidade, ela ministrou a palestra de abertura do evento, abordando o tema central “Pesquisa e formação acadêmica em Secretariado: continuidades, descontinuidades, perspectivas e desafios”. Além disso, a docente foi eleita Secretária Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), para a gestão 2017/2019, durante assembleia realizada no dia 28.

Conforme a professora, o Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo é um evento acadêmico-científico que tem como objetivo discutir a pesquisa científica em Secretariado, em todo o Brasil, e contribuir para o desenvolvimento do meio acadêmico, discutindo temas relacionados ao fazer pedagógico, científico e profissional. Segundo ela, é um evento da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) e visa disseminar e fortalecer a pesquisa no âmbito secretarial.

Além de palestras e mesas-redondas, a programação contemplou apresentação de trabalhos científicos, exposição de pôsteres, assembleia da ABPSEC e realização de minicursos em torno da temática do evento. O Encontro teve como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, coordenadores de curso, profissionais e pesquisadores de Secretariado de todas as regiões do país.

Apresentação de trabalhos

A professora da UPF também teve três trabalhos aprovados para apresentação no evento, sendo dois trabalhos oriundos de orientações no curso de Especialização em Assessoria Executiva, e um deles proveniente de uma parceria interinstitucional com o Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo da Unioeste de Toledo (PR).

O trabalho “Gestão do conhecimento e o profissional de Secretariado Executivo: estudo de caso em uma universidade do norte gaúcho”, de autoria de Fabiana do Nascimento Machado e da professora Caroline de Fátima Matiello Vaz, foi apresentado durante a programação. Além desse, o trabalho “As competências necessárias para a atuação do secretário executivo em consultórios médicos: um estudo no município de Passo Fundo/RS”, de autoria de Thais Liandre Sbeghen e Caroline de Fátima Matiello Vaz, também foi apresentado. Por fim, o estudo “As inteligências múltiplas no ensino superior: uma análise comparativa nos cursos de Secretariado Executivo da UPF/RS e da Unioeste/PR”, de autoria de Patrícia Stafusa Sala Battisti, Keila Raquel Wenningkamp, Caroline de Fátima Matiello Vaz e Luana Pereira de França, também esteve entre os trabalhos apresentados.

Ao final do evento, o trabalho completo “As competências necessárias para a atuação do secretário executivo em consultórios médicos: um estudo no município de Passo Fundo/RS” foi premiado em terceiro lugar na categoria artigos completos.