Geral

Professora da UPF palestra sobre cultivo de batata em Ibiraiaras

25/05/2018

15:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Marilei Suzin

Depois de 10 anos de testes e melhoramento genético, a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) lançou em março sua primeira cultivar de batata, denominada de UPFSZ Atlantucha, desenvolvida pelo Laboratório de Biotecnologia Vegetal. Protagonista no desenvolvimento dessa nova variedade de batata, a engenheira agrônoma e professora Dra. Lizete Augustin ministrou uma palestra ressaltando o cultivo de batatas para produtores, técnicos e público em geral presente em um encontro realizado na tarde dessa sexta-feira, 25 de maio, em Ibiraiaras.

A palestra ocorreu no Auditório do Sicredi de Ibiraiaras e apresentou a nova cultivar de batata UPFSZ Atlantucha. Além da professora Lizete, participaram do painel o engenheiro agrônomo Nívio Lorenzet e o produtor Sérgio Zanette, ambos residentes no município. A palestra está inserida dentro da programação da comemoração do aniversário de 50 anos do município de Ibiraiaras, conhecido pela produção de batatas.

Na oportunidade, a professora Lizete versou sobre a importância econômica e alimentar da batata, sobre como foi desenvolvida a nova cultivar UPFSZ Atlantucha e um pouco do histórico do Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UPF, o qual tem contribuído no fornecimento de batata-semente de boa qualidade fitossanitária aos produtores da região.

O engenheiro agrônomo Nívio Lorenzet destacou a importância da batata-semente, de como ela é produzida e da problemática e burocracia para conseguir semente de boa qualidade. Em sua fala, o produtor Sérgio Zanette comentou sobre a produção efetiva de batata-semente a campo, abordando aspectos relacionados ao comportamento, produção e características da cultivar UPFSZ Atlantucha.

Reconhecimento

As pesquisas que desenvolveram a UPFSZ Atlantucha foram feitas na UPF, porém, o município de Ibiraiaras teve grande contribuição no estudo que culminou na nova variedade, sendo berço dos testes de campo. O protagonismo da professora Lisete no desenvolvimento da cultivar e a atuação de Zanette e de Lorenzet serão reconhecidas na noite dessa sexta-feira, 25 de março, em uma sessão solene na Câmara de Vereadores. A solenidade também reconhecerá o egresso da UPF, Elias Sgarbossa, natural de Ibiraiaras, que desenvolveu um equipamento inovador e tem sua empresa incubada no UPF Parque.