Geral

Professor da UPF recebe honraria em Brasília

14/12/2017

10:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF), professor Marcio Tellechea Leiria, foi homenageado na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), onde lhe foi concedida, na última terça-feira, 12 de dezembro, em solenidade realizada no Salão Nobre, a Honraria Manoel José Gomes Tubino na Atividade Física.

Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Ciências do Movimento Humano e professor universitário em Passo Fundo desde 1992, Leiria recebeu a homenagem do deputado João Derly, que o indicou para tal momento. “É com imensa satisfação que recebo a Honraria Manuel José Gomes Tubino, prêmio que leva o nome de um profissional que atuou em diversas áreas da Educação Física, tendo sido responsável pela inclusão, em nossa Constituição, do esporte como dever do Estado. Agradeço especialmente aos meus alunos por esse reconhecimento e principalmente à minha família”, disse. Ele reconheceu, ainda, o percurso trilhado na Universidade. “O maior agradecimento, no entanto, vai para a UPF, por ter me apoiado em todos esses 25 anos em que me dediquei a esta honrosa Instituição”, complementou.

A oportunidade também constituiu um momento para celebrar a amizade. “Encontrei amigos de longa data, como Leandro Fialho e Cristiane Perin de Oliveira, ambos residentes em Brasília e que foram me prestigiar. Leandro, meu amigo de infância e um dos responsáveis por eu ter feito Educação Física, e Cristiane, representando todos os meus ex-alunos”, comentou Leiria. 

Reconhecimento de profissionais do estado
Compuseram a mesa na seção o deputado e presidente da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, Ezequiel Teixeira, o deputado Evandro Roman e o presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef) Jorge Steinhilber. Além do docente da UPF, outros representantes do RS foram homenageados: Débora Garcia, professora da Universidade Sogipa e conselheira do Conselho Regional de Educação Física (Cref2/RS); e Luiz Osório Portela, professor e diretor do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

A Honraria é uma homenagem aos profissionais de Educação Física que se destacaram em 2017, conforme indicações dos membros da Comissão do Esporte e da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano. O evento ocorreu em atendimento ao Requerimento nº 205/17, de iniciativa do Deputado Evandro Roman, e contou com diversas autoridades.