Geral

Presidente Nacional da OAB recebe medalha Universidade de Passo Fundo

17/11/2017

18:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Claudio Lamachia foi homenageado e palestrou sobre o compromisso da Ordem dos Advogados do Brasil com a democracia

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Passo Fundo promoveram, na quinta-feira, 16 de novembro, a palestra “O compromisso da OAB com a democracia”, com o presidente do Conselho Federal da OAB Claudio Lamachia. A atividade ocorreu no Salão de Atos da unidade acadêmica, reunindo acadêmicos e profissionais da área, que também assistiram à homenagem realizada pela UPF ao palestrante. 

Segundo o reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, é com orgulho que a Universidade recebe e homenageia personalidade tão importante para o Direito no país, assim como o ex-colega de trabalho e amigo. “Estamos muito felizes com o acolhimento do convite que fizemos ao Dr. Claudio Lamachia, colega de jurídico do Banco do Brasil, colega também da seccional da OAB RS, que, hoje, fala da democracia, temática presente em todos os espaços. Lamachia trata do tema na forma que todos nós advogados gostamos, com transparência, explicando que há saída para os problemas do Brasil pela via democrática”, disse o reitor.
 
O diretor da Faculdade de Direito, professor Rogerio da Silva, destacou o orgulho de receber Lamachia, observando que a UPF é uma das poucas instituições de ensino do Rio Grande do Sul que possui o Selo OAB Recomenda. 
Em homenagem, o reitor da UPF destacou a luta contra a corrupção e o trabalho realizado por Lamachia em prol da democracia, da advocacia e da sociedade e entregou ao presidente nacional da OAB a Medalha Universidade de Passo Fundo, destinada a grandes personalidades que se destacam pelo trabalho desenvolvido em benefício da comunidade.
Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da OAB RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o conselheiro seccional Alexandre Gehlen e as ex-presidentes da subseção, Cinara Tedesco e Patrícia Alovisi; além do presidente da OAB RS, Ricardo Breier e o presidente da OAB Subseção Passo Fundo, Luciano Migliavacca. 

OAB e a crise política
Ao falar sobre o Brasil contemporâneo, Lamachia destacou que a OAB se destaca como uma das grandes sociedades civis brasileiras, manifestando sua opinião diante de diferentes temas de relevância que afetam a população. “Ao longo de sua história, o Brasil nunca viveu um momento tão tumultuado como este que estamos vivendo. A OAB, por ser a maior instituição da sociedade civil no mundo hoje – em razão do número de advogados que a compõem –, é solicitada, pela responsabilidade que tem, a se manifestar sobre casos de corrupção envolvendo políticos, reforma da previdência, trabalhista e tributária, bem como sobre possível reforma eleitoral e outros temas permanentes da agenda da Ordem”, explicou. 

Crise ética e moral
Segundo o presidente nacional da OAB, o país vive um momento de crise, no entanto, merece destaque o fato de que a democracia brasileira, embora jovem, tem se mostrado sólida. “Se fala muito que estamos diante de uma crise política e econômica. Eu digo que vivemos uma crise de natureza ética e moral sem precedentes no Brasil. Essa é a primeira grande crise que estamos vivendo, e, a partir do momento que se encaminhar uma solução, vamos evoluir e muito. Temos uma democracia jovem, vemos o Poder Judiciário agindo no campo jurídico, vemos também o próprio Legislativo e o Poder Executivo com erros e acertos, mas que estão funcionado na plenitude”, observou.
 
Sobre a possibilidade de ruptura com a democracia, Lamachia destacou que não podemos, enquanto sociedade, retroceder e voltar a vivenciar épocas antidemocráticas. “Ao pensarmos na crise pela qual o Brasil tem passado, precisamos ter em mente que é um processo de fortalecimento da própria política, pois não há democracia sem política e não há política sem políticos. O que nós precisamos é uma verdadeira depuração da classe política. O Brasil está sendo refundado e isso é muito bom”, finalizou.

Galeria de Vídeos