Jornada

Pré-Jornadinha é apresentada a diretores e coordenadores de escolas municipais

23/03/2017

17:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Reunião sobre a Pré-Jornadinha, que deve iniciar em abril, aconteceu nesta quinta-feira, 23 de março

A coordenação da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura participou de um encontro com os diretores e coordenadores de escolas municipais de Passo Fundo na tarde desta quinta-feira, 23 de março, no Teatro Municipal Múcio de Castro. O objetivo foi apresentar a Pré-Jornadinha. A reunião contou com o apoio do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria Municipal de Educação, que conta com a parceria da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A Pré-Jornadinha, bem como a Pré-Jornada, iniciam em abril e acontecem nos meses que antecedem a Jornada e a Jornadinha, por meio de encontros que promovem a movimentação cultural de grupos interdisciplinares de leitura para análise e interpretação das obras literárias cujos autores participarão da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. 

A coordenação da Jornada, composta pelos professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, enfatizou a importância do envolvimento das escolas no projeto das Jornadas Literárias. “A ideia é jornalizar a cidade e queremos jornalizar as escolas também, fazendo com que elas adotem esse projeto. Esses primeiros encontros têm como objetivo criar a figura do agente literário, que será o professor responsável por mobilizar a Jornada em cada escola, com a finalidade da formação prévia desse leitor, que vai culminar com o grande encontro nas tendas em outubro”, ressaltou a professora Fabiane. 

A Pré-Jornadinha contará com a participação de professores da UPF, da Prefeitura de Passo Fundo e da 7ª Coordenadoria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, que atuarão como mediadores do conhecimento, auxiliando no desenvolvimento das atividades propostas no material de apoio que será constituído de atividades em meio digital, elaboradas para aplicação em salas de aula, na conexão via computadores e mobiles.

As Jornadas Literárias são realizadas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. A 16ª edição conta com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari & Bourbon e com o apoio do Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.upf.br/16jornada, pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.