Ensino

Portas abertas para novos sonhos

22/02/2017

16:08

Por: Caroline Simor

Fotos: Gelsoli Casagrande / Gabriela Schlotfeldt

UPF acolhe mais de 2 mil alunos nesta quarta-feira em mais uma edição da Recepção Acalourada

Tradicionalmente, no início de cada semestre, a Universidade de Passo Fundo abre as portas para os novos alunos com uma programação especial. Neste ano, a Recepção Acalourada trouxe como inspiração histórias de sucesso de egressos e a motivação para a construção de novos sonhos, projetos e caminhos. Na manhã desta quarta-feira (22/02), os alunos foram recebidos pela Reitoria e pelos professores no Ginásio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff). À noite, a programação acontece novamente, acolhendo mais de 2 mil novos acadêmicos.

Para a Vice-Reitora de Graduação, Rosani Sgari, é sempre uma satisfação receber os ingressantes. Segundo ela, mais do que acolher, a Universidade pretende, com o evento, apresentar as várias possibilidades que estão disponíveis a partir do início da caminhada acadêmica. “É sempre um prazer e uma alegria receber os alunos no retorno às atividades. Queremos que eles vejam o universo de possibilidades que a UPF oferece e que eles tragam para cá os novos sonhos, os novos desejos para fazer a diferença lá fora”, pontuou.

A atividade também contou com a presença dos Vice-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos, de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, e Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior, além da participação da representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), Flávia Potrich.

Partilhando experiências e anseios
Nesta edição, a UPF convidou egressos e alunos da Instituição para que compartilhassem suas histórias com os novos acadêmicos. Pessoalmente ou por meio de vídeos enviados dos locais onde atuam, eles falaram sobre a importância da formação feita na Universidade e reforçaram a ideia de que nenhum sonho é grande demais quando se tem vontade e dedicação. 

Entre os convidados, estavam Ágatha Naiara Ninow, formada em biologia, que participou durante cinco meses do projeto Tamar, no Ceará; Tainara Dornel, que está no sétimo semestre do curso de Farmácia, é bolsista Paidex do projeto Sorriso Voluntário há dois anos e ainda atua como voluntária no Acampamento da Criança com Diabetes; Diandra Sanchetti, acadêmica de Odontologia, foi voluntária e hoje é bolsista Paidex no projeto de extensão Sorriso Voluntário; e Fábio Rosso, que é formado em Jornalismo e hoje mora no Rio de Janeiro, onde é responsável pelas ações de internet do GShow. O encontro também contou com a fala da ex-aluna Eline Ester Grossi, coautora dos livros “Pais competentes de filhos doentes” e “A nova criança para um novo mundo”, que atua como psicóloga na Secretaria Municipal de Saúde de Rondinha, além dos egressos Luis Felipe Duarte - residente do Programa de Residência Multiprofissional e Profissional em Saúde no Hospital  Veterinário da UPF - e Luis Pedrotti; da egressa Lidiane dos Santos, que deu aulas de inglês nos Estados Unidos e hoje está trabalhando em uma empresa multinacional em Tapera, e dos ex-alunos dos cursos de Direito, Marcelo Porto Magalhães, e de Agronomia, Tiago Madalosso.


Integração entre calouros e veteranos
Após a recepção, os alunos foram convidados para participar de uma atividade especial em frente ao Centro de Convivência. Junto a veteranos e professores, eles puderam desfrutar do verde do Campus e do sol do verão, em um piquenique.