Ensino

Pibid divulga edital de seleção para preenchimento de vagas ou cadastro reserva

21/06/2018

14:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

A Comissão de Acompanhamento do Pibid (CAP) - Capes/UPF torna público o edital referente ao processo seletivo de bolsistas, para preenchimento de vagas e/ou cadastro reserva, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Passo Fundo (Pibid/UPF) conforme as necessidades de cada subprojeto, em conformidade com o Edital Capes nº 07/2018. As licenciaturas/habilitações contempladas são: Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês, Matemática, Pedagogia e Química.

Poderão candidatar-se os acadêmicos regularmente matriculados nas licenciaturas na área do subprojeto para o qual estão concorrendo à vaga. São requisitos mínimos para o recebimento da bolsa: estar regularmente matriculado até a primeira metade do curso de licenciatura da IES; ser aprovado em processo seletivo realizado pela IES; dedicar-se, no período de vinculação ao projeto, ao mínimo de 32 horas mensais, sem prejuízo do cumprimento de seus compromissos regulares como discente; firmar termo de compromisso. O discente que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista do Pibid, desde que não mantenha relação de trabalho com a IES participante ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto; o discente não poderá receber bolsa por período superior a 18 meses, considerado a participação na mesma modalidade, em qualquer subprojeto ou edição do Pibid.

Os licenciandos selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$400,00, devendo se dedicar às atividades do programa exigidas pelo subprojeto de que faz parte, em horários não coincidentes com o turno regular do curso, totalizando pelo menos 8 horas  de dedicação semanal exclusivamente ao programa. As atividades envolvem estudos, investigações, intervenções pedagógicas, docência compartilhada na área de atuação do licenciando, a serem desenvolvidos tanto no espaço universitário quanto no espaço escolar.

O processo seletivo dos bolsistas residentes será realizado com base nos requisitos estabelecidos pelo Edital Capes 07/2018, bem como na análise dos documentos fornecidos pelos acadêmicos candidatos à bolsa, que podem ser conferidos no edital. A seleção ocorrerá mediante análise da documentação realizada pelo coordenador de área, ouvidas as coordenações de curso, coordenação institucional e de gestão do Pibid, levando-se em conta os critérios em relação ao candidato, também disponíveis no edital. A documentação deverá ser protocolada na Central de Atendimento ao Aluno e endereçada à coordenação do Pibid. O resultado será divulgado na página eletrônica www.upf.br/editais.

Mais informações podem ser obtidas no edital.