Ensino

Pesquisador internacional ministra disciplina no PPGAgro

22/05/2017

16:11

Por: Assessoria de Imprensa

Hugo Permingeat é pesquisador referência na área de engenharia genética de plantas na Argentina

O Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo (PPGAgro/UPF) recebe nesta semana o pesquisador Hugo Permingeat, professor da Universidade Nacional de Rosário (Argentina), com a qual o Programa tem um projeto de colaboração internacional. Hugo é referência na área de engenharia genética de plantas na Argentina, estando envolvido na produção de trigo transgênico liberado na Argentina para uso comercial.

Na UPF, ele ministrará a disciplina de Tópicos Especiais III do PPGAgro, abordando sobre como a engenharia genética de plantas (transgenia) está revolucionando a área do agronegócio e a produção de alimentos. Também vai versar sobre novas tecnologias para silenciamento de genes e editoração do genoma, abordando novas técnicas no melhoramento genético.

A disciplina

Durante a aula, o pesquisador abordará a engenharia genética de plantas: a biotecnologia agrícola para o século XXI. Na ementa da disciplina estão temas como agricultura, biotecnologia e melhoramento de plantas; os avanços na engenharia genética de plantas; biologia celular e ferramenta de biotecnologia; métodos de transformação genética de células de plantas e tecidos; padrões de números de integração e de cópia; identificação e clonagem de genes de interesse de ferramentas e de clonagem agronómicas; a região de codificação de genes expressos em plantas; os genes marcadores, genes repter; os genes de interesse agronômico industrial, biomédica, farmacológica; adaptação de genes de diferentes origens; entre outros.