Geral

Pesquisa e extensão unidas por uma formação integrada

17/04/2017

13:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Na última semana, coordenadores de pesquisa e de extensão das unidade acadêmicas da Universidade de Passo Fundo (UPF) estiveram reunidos para estabelecer uma nova estratégia de trabalho. Lideradas pelos vice-reitores Leonardo José Gil Barcellos, de Pesquisa e Pós-Graduação, e Bernadete Maria Dalmolin, de Extensão e Assuntos Comunitários, as equipes deliberaram sobre a importância do trabalho conjunto para a Semana do Conhecimento, que acontece no segundo semestre na Instituição.

De acordo com Barcellos, a ideia foi aproximar os coordenadores, os professores e os funcionários das duas pastas, tendo como ponto de partida um evento que trabalha com o tema da transversalidade ensino, pesquisa e extensão. “Queremos uma mobilização mais efetiva entre as unidades para que todos compreendam a importância da Semana do Conhecimento e o modo como ela pode ser integrada. A transversalização do conhecimento pode acontecer em contextos que vão desde a sala de aula até a apresentação dos trabalhos, e é isso que pretendemos”, destacou. Barcellos aponta, ainda, que a Semana do Conhecimento trabalha também com a verticalização de todos os níveis de ensino oferecidos pela Universidade.

Para a professora Bernadete Dalmolin, a Semana do Conhecimento precisa fazer parte do dia a dia de todos os cursos e a união das equipes fará esse processo acontecer. “Juntos, conseguimos pensar estratégias para fortalecer a integração entre pesquisa e extensão no contexto da formação acadêmica, com o objetivo de transversalizar cada vez mais as ações e a construção conjunta do conhecimento”, pontuou.

Os espaços da Semana do Conhecimento são criados pensando na interdisciplinaridade e nas experiências em diferentes áreas, integrando alunos e professores. Segundo a professora Luciana Grando, coordenadora da Divisão de Pesquisa, esse exercício de se fazer compreender também pelas outras áreas é fundamental. "A Semana do Conhecimento é um momento em que a Universidade celebra uma parte muito importante do seu papel: a de gerar conhecimento, não se limitando a apenas transmiti-lo. Nessa semana, toda a comunidade acadêmica é convocada para conhecer e discutir o que tem sido feito como pesquisa e extensão. O trabalho conjunto das Vice-Reitorias de Extensão e de Pesquisa vem consolidando a transversalidade do saber porque o formato adotado na Semana do Conhecimento possibilita um cenário de aprendizagem e crescimento muito rico”, frisou.