Pesquisa e Inovação

Pesquisa avalia materiais que podem minimizar problemas em solos de baixa capacidade de suporte

20/01/2017

10:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero e Divulgação

Geocélulas podem aumentar capacidade de carga de solos e reduzir suas deformações volumétricas

Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF), Gustavo Dias Miguel, desenvolveu um trabalho para avaliar os benefícios da utilização de geocélulas em solos desprovidos de qualidade técnica suficientes. O trabalho foi orientado pelo professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), Dr. Márcio Felipe Floss. A pesquisa foi um dos destaques na área de Geotecnia, sendo apresentada na 4ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Engenharia Civil, realizado em dezembro, na UPF.


As geocélulas possibilitam que seja possível ocupar novos espaços e criar vias de acesso em regiões em que o solo não possui qualidade técnica suficiente


Esse método que utiliza geocélulas, possibilita que seja possível ocupar novos espaços e criar vias de acesso em regiões em que o solo não possui qualidade técnica suficiente, como capacidade de carga, que seja capaz de propor o desenvolvimento de fundações superficiais e bases para uma rodovia. Solos que não possuem tais características, têm perfis geológicos desfavoráveis a implementação de empreendimentos em virtude da presença de, como por exemplo, solos moles, o que acaba por encarecer os mesmos. 

O trabalho desenvolvido pelo acadêmico teve como objetivo mitigar o problema de capacidade de carga dos solos e instabilidade volumétrica por meio da aplicação da geocélula, que trabalha através de um sistema de confinamento lateral do solo, resultado do formato ao qual é constituída. Este geossintético possui células tridimensionais criando algo muito similar ao formato de uma colmeia, sendo estas fabricadas em polipropileno. 

Para avaliar o desempenho desse método com o objetivo de reforçar o solo, Gustavo confeccionou uma caixa de acomodação onde foi possível recriar as características semelhantes ao do solo em campo. Esta caixa foi preenchida com um solo granular e foram realizadas provas de carga sobre estes moldes reforçados ou não com geocélulas. Os ensaios contaram com o uso de transdutores de pressão de forma com o objetivo de se ter uma melhor análise do que se viria a transcorrer durante cada um dos ensaios. Como variáveis, o aluno procurou aplicar a carga à geocélula em três pontos distintos. “O objetivo é utilizar a geocélula, um material sintético o qual acaba por evitar a extração direta de matéria prima, para reforçar o solo que não possui capacidade de carga para suportar uma edificação ou rodovia, por exemplo”, destaca o acadêmico.

A pesquisa apontou que quando utilizada a geocélula houve um aumento de rigidez do solo, aumento da capacidade de carga e redução dos recalques (rebaixamento ou assentamento do solo). “O aumento da capacidade de carga pode chegar a até 43% a mais quando comparado ao solo que não possui reforço de geocélula. Além disso, a redução dos recalques chegou a aproximadamente 42,5% a menos comparado ao solo que não possuía reforço”, pontuou Gustavo.


Trabalho do acadêmico Gustavo Dias Miguel foi um dos destaques da 4ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Engenharia Civil


Confira aqui um dos ensaios realizados pelo acadêmico.

Galeria de Vídeos