Universidade

Período de transferência está aberto na UPF

20/06/2018

12:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Prazo de solicitação de ingresso especial por meio de transferência vai até 23 de julho

Está cursando sua graduação em outra instituição e quer integrar-se à maior Instituição de ensino superior do norte do Rio Grande do Sul? A Universidade de Passo Fundo (UPF) já está recebendo pedidos de transferência para o segundo semestre de 2018. O prazo de solicitação vai até 23 de julho e o pedido pode ser feito diretamente no site upf.br/ingressoespecial/transferencia.

A transferência é a solicitação de vaga para curso da UPF idêntico ou afim, feita por aluno de outra instituição de ensino superior autorizada ou reconhecida nos termos da legislação vigente do país. O atendimento do pedido fica condicionado à existência de vaga, às adaptações curriculares exigidas e ao processo seletivo, quando for o caso.

A transferência para o curso de Medicina é regida por edital próprio. O edital é disponibilizado somente no mês de dezembro de cada ano, quando houver vaga, em virtude do período necessário para o oferecimento de disciplina(s) de nivelamento.

Documentação

No ato da solicitação, feita de forma on-line, o interessado deve apresentar em formato digital CPF, RG, comprovante de endereço e certidão de nascimento ou casamento. Posteriormente, deve apresentar a documentação completa na Central de Atendimento ao Aluno ou nas secretarias dos campi. Veja aqui a documentação completa.

Transferência com Prouni

O período de transferência com Prouni é regido por edital e a solicitação deve ser feita até 22 de junho. Ao solicitar a transferência, basta o acadêmico informar que tem Prouni. Após essa data, não será possível transferir o Prouni, apenas a vaga acadêmica. Além da documentação da transferência, é necessário entregar o Termo de Concessão do Prouni e a documentação socioeconômica.

O prazo para entregar a documentação completa, incluindo a documentação do Prouni, se houver, é de dez dias a partir da data de solicitação. A entrega deve ser feita na Central de Atendimento ao Aluno, no Campus I, em Passo Fundo, ou nas secretarias dos campi.

Importante

O aluno que optar pela transferência terá benefícios, entre eles 50% de desconto na matrícula. Além disso, o ingresso especial por meio de transferência concede 50% de desconto nas mensalidades para ingressantes por meio do Programa Recomeçar Plus – beneficiando pessoas com idade mínima de 40 anos e com ensino médio concluído.

Ainda, há possibilidade de concessão da Bolsa FUPF, Bolsa Auxílio e o PAE UPF pré-aprovado. A Bolsa FUPF é uma modalidade de bolsa de estudos disponibilizada pela FUPF que oferece 50% de gratuidade nas mensalidades de cursos determinados por edital.

A Bolsa Auxílio é uma modalidade de bolsa de estudos disponibilizada pela FUPF que oferece 25% de gratuidade nas mensalidades de cursos determinados por edital. Já o PAE/UPF é um programa de crédito que garante a oportunidade de cursar a faculdade pagando somente 50% do valor da mensalidade. Os 50% restantes devem ser restituídos à UPF pelo aluno após a conclusão do curso, com um ano de carência para o início do pagamento, sem juros, apenas com a correção dos índices aplicados à mensalidade no período de utilização do benefício. O PAE/UPF também é regido por edital próprio.

Confira aqui todas as opções de bolsas e financiamentos oferecidos pela UPF.