Universidade

Pedagogia da UPF Soledade realiza atividade sobre a primeira infância

14/09/2016

19:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A turma do VIII nível do curso de Pedagogia da UPF Soledade, na disciplina de Prática Pedagógica em Educação Infantil,  ministrada pela professora Rosana Farenzena, organizou na noite de 8 de setembro,  a exibição do documentário "O Começo da Vida". Participaram da atividade, aberta à comunidade,  todas as turmas do curso de Pedagogia e duas turmas do curso de Educação Física, além de professores das redes de ensino, pais e interessados na temática da primeira infância.  Após a exibição, os professores das diversas turmas presentes mediaram o diálogo com o público. A abertura da atividade foi feita pelo professor Idioney Vieira, diretor do Campus.

O documentário

 O “Começo da Vida”, um filme sobre o recomeço da humanidade,  é uma produção da roteirista  brasileira Estela Renner, que também dirigiu “Muito Além do Peso”, documentário sobre a epidemia de obesidade infantil; “Criança: a Alma do Negócio”, sobre o efeito da propaganda dirigida às crianças; “Tarja Branca”, um manifesto à importância de manter viva a nossa criança interior, essa que o sistema pressiona para abandonarmos na vida adulta; e  o “Território do Brincar”,  um passeio pela geografia dos gestos infantis, que habitam as brincadeiras de diversas regiões do Brasil.

Em maio de 2016, Estela lançou o documentário “O Começo da Vida”, sobre a importância das interações com os adultos nos primeiros anos de vida.  Essa presença,  em forma de interação através do toque, do olhar,  da escuta, da disposição corporal e psíquica ao  diálogo - que é também um diálogo tônico - e ao vínculo é decisiva à formação do eu, da identidade e dos processos de subjetividade da criança.

Diretora e equipe percorreram nove países, e conversaram com 50 famílias e 60 especialistas no desenvolvimento infantil. Para além das diferenças culturais, o filme aponta para um caminho único: o de que a criança não é formada apenas pela sua genética, mas também pelas primeiras interações com o meio onde vive.  Garantir um ambiente com amor e segurança é o maior investimento que se pode fazer na humanidade.  O enredo convida à reflexão coletiva sobre como estamos cuidando de nossas crianças, e como encaramos nossa responsabilidade como parte da humanidade.