Geral

Parcerias entre Brasil e Austrália são tema de encontro na UPF

22/09/2016

13:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Em 2015, mais de 26 mil brasileiros foram estudar na Austrália. Esse dado revela que os países têm muito mais em comum do que o clima e setores da economia. Pensando na aproximação e no trabalho conjunto, o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) José Carlos Carles de Souza recebeu, na manhã desta quinta-feira (22/09), o gerente de Desenvolvimento de Negócios do Consulado Australiano, Chris Cobb. O encontro contou com a presença dos professores Rafael Frandaloso, Luiz Carlos Kreutz, Heraldo Zanella, Pedro Alexandre Varella Escosteguy e Nádia Lângaro, além dos coordenadores do UPF Parque, Charles Israel e Marcos Citolin, do diretor presidente da BSBios, Erasmo Batistela e do gerente de originação da empresa, Anderson Strada.

Para José Carlos, receber o representante do Consulado na UPF foi uma grande oportunidade de a Instituição mostrar sua grandiosidade, apresentar suas ações voltadas ao agronegócio utilizando a melhor tecnologia e inovação, e fazer uma exposição de projetos que podem ser aproveitados pela Austrália. “Queremos ampliar nossas parcerias, promover a inovação e compartilhar a nossa tecnologia com empresas, inclusive de outros países. Isso se faz pela intensificação do trabalho conjunto entre academia e setores técnicos, por isso, a aproximação com países como a Austrália é fundamental para evoluirmos e potencializarmos aquilo que já realizamos”, destacou.

Com atividades no Consulado Australiano em São Paulo, Chris Cobb destacou as semelhanças entre o Brasil e o seu país. Ele também destacou a importância dos gaúchos no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Seu trabalho está ligado ao comércio e a investimentos. “Busco oportunidades para vender tecnologias e inovações, mas também procuro investidores que desenvolvam ações na Austrália. Acredito muito na ampliação da parceria que já existe entre os países, e a Universidade pode ser uma ferramenta importante nesse processo”, frisou.

Durante o encontro, os presentes falaram sobre o UPF Parque e sobre pesquisas realizadas na Universidade voltadas para a agricultura de precisão e alimentos e trocaram informações e experiências para embasar futuros projetos.