Geral

Palestra propõe reflexão sobre a Semana do Meio Ambiente

11/06/2018

16:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Lembrada sempre na primeira semana de junho, a Semana Nacional do Meio Ambiente movimenta diversos setores da sociedade para debater os problemas e as soluções para os conflitos entre o consumo e a natureza. Pensando em unir o conteúdo passado em sala de aula e a prática de profissionais, o curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu um encontro. A atividade ocorreu no anfiteatro da pós-graduação da Faculdade de Direito, Campus I, na noite de sexta-feira (09).

Entre os temas abordados, estiveram licenciamento ambiental, crimes ambientais e tratamento de resíduos. Para debater os temas, a programação contou com a participação de representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam), do Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo e da Secretaria de Meio Ambiente do Município.

De acordo com a organizadora da atividade, professora Anelise Sertori Lopes, a ideia foi colocar os alunos em contato com a realidade do estado e do município, abordando temas que estão em destaque. “Nosso objetivo principal foi participar da programação da Semana do Meio Ambiente, buscando unir a teoria e a prática sobre licenciamento ambiental, crime ambiental e tratamento de resíduos”, destacou.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professor Éder Nonnemacher, a primeira atividade que o aluno fará ao sair da faculdade é lidar com as questões de licenciamento, e atividades como essa proporcionam o primeiro contato com os órgãos responsáveis. “Toda atividade gera um resíduo, todo resíduo deve ser tratado e o profissional que trabalha com isso é o engenheiro ambiental. Nosso curso passou por uma reformulação este ano e estamos com uma turma de Engenharia Ambiental e Sanitária. Dessa forma, os alunos que participaram da atividade poderão vivenciar todo o conteúdo que foi passado em sala de aula na prática. Aqui, eles receberam informações de profissionais que atuam na área. Tivemos profissionais dos principais órgãos ambientais municipais e nacionais”, reforçou.