Geral

Os 500 anos da Reforma Protestante é tema de aula aberta do curso de História

23/10/2017

16:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, por meio do curso de História e do Programa Pós-Graduação em História (PPGH), uma aula aberta sobre “Os 500 anos da Reforma Protestante”, ministrada pelo professor Martin N. Dreher. A atividade acontece no dia 16 de novembro, a partir das 20h, no Centro de Eventos, no Campus I da UPF. O evento é aberto a todos os interessados e não demanda inscrição prévia.

Completando 500 anos em 2017, a Reforma Protestante marca o rompimento de Martinho Lutero com a Igreja Católica, o que resultou na criação de milhares de igrejas evangélicas reformadas e em profundas transformações na sociedade.

Integra também a programação o lançamento do livro "A Religião de Jacobina" (Ed. Oikos), de Martin N. Dreher, que ocorrerá no mesmo dia, às 18h30min, no Centro de Eventos.


O palestrante
O professor Martin N. Dreher é graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo. Tem doutorado em História da Igreja pela Ludwig-Maximilians-Universität München (1975), Alemanha, com a tese “Igreja e germanidade: estudo crítico da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil”.

A temática da tese determinou suas pesquisas futuras, suas conferências e publicações, mormente dedicadas à história da Igreja e à história da colonização e da imigração na América Latina. Dedicou-se também ao estudo da Reforma Religiosa do século XVI e à publicação de fontes para o estudo do período. De 1978 a 1994, foi professor de História da Igreja e de História do Dogma na atual Faculdades EST, e, de 1995 a 2011, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos), em São Leopoldo, RS, ministrou aulas nos cursos de graduação e pós-graduação em História.

Dreher está aposentado desde 2011 e é membro de diversas associações científicas. Ele vem se dedicando à produção textual relacionada com História da Igreja e da Imigração e Colonização na América Latina.