Jornada

Ondjaki e outros oito escritores chegam à Jornadinha

05/10/2017

14:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Edson Gabriel Garcia, Felipe Castilho, Heloisa Prieto, Luiz Antônio Aguiar, Ondjaki, Pablo Morenno, Renata Tufano, Renata Ventura e Rosana Rios

O Espaço Lendas Brasileiras - Clarice Lispector e o Espaço Suassuna, que recebem a programação da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, passaram a receber, a partir de quinta-feira, 5 de outubro, o público do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A Jornadinha iniciou na segunda-feira, 2 de outubro, e recebeu, até quarta-feira, 4 de outubro, os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Já passaram pela Jornadinha os escritores Alexandre de Castro Gomes, Daniel Kondo, Jean-Claude Alphen, Lúcia Hiratsuka, Márcia Leite, Pedro Duarte e Selma Maria. A partir de quinta-feira, os escritores que estarão na programação são Edson Gabriel Garcia, Felipe Castilho, Heloisa Prieto, Luiz Antônio Aguiar, Ondjaki, Pablo Morenno, Renata Tufano, Renata Ventura e Rosana Rios.

Os autores que chegaram para os dois últimos dias da Jornadinha também se surpreenderam com a qualidade do encontro com os leitores, que leram as suas obras e realizaram diversos trabalhos e ações a partir delas durante os meses que antecederam a movimentação literária. Uma das leitoras perguntou para a escritora Rosana Rios por que ela escreve bastante sobre terror e horror, que tem entre seus títulos “Contos de horror- histórias para (não) ler à noite”, “Contos de suspense - histórias para congelar seu sangue”, “Contos de fadas sangrentos” e “Sangue de lobo Olhos de lobo”. “Todo mundo tem medo de alguma coisa. Tem gente que tem medo de injeção, de fantasmas e outros de imposto de renda. Eu tenho medo de baratas. Acho que escrever sobre isso é uma forma de combater meus medos”, comentou a escritora, que já esteve cinco vezes em Passo Fundo, duas para participar da Jornadinha.

Rosana também respondeu a outra pergunta: “Vocês escritores já pensaram em desistir?”. Com essa indagação, a escritora revelou que foi aqui, na Capital Nacional da Literatura, numa época que estava pensando em desistir, que foi inspirada a continuar. “Teve uma época que estava com zero real na conta e vim a Passo Fundo participar de um evento. No final, um rapaz do 3º ano do Ensino Médio comentou que o primeiro livro que ele tinha lido inteiro foi o meu e que agora ele era um leitor. Então, percebi que estava fazendo com que eles gostassem de livros, contribuindo para formar leitores e mesmo com a conta zerada, eu continuei”, revelou a escritora.

O escritor angolano Ondjaki, que participa pela primeira vez da Jornadinha e é autor de obras como a “A bicicleta que tinha bigodes”, “Os vivos, o morto e o peixe-frito”, “Uma escuridão bonita”, entre outros, comentou sobre a formação de leitores. “Eu fico um pouco atrapalhado com tanta gente, mas espero que eles se divirtam. Essa Jornada é um desses momento de formação de leitores. Mas a leitura tem que ser incentivada durante o ano todo, em casa pelos pais, na escola pelos professores, por nós escritores e pelas livrarias. É um trabalho contínuo e que deve começar desde muito cedo, 4, 5, 6 anos. Depois, também tem que permitir que as crianças queiram ou não aderir ao livro. Nem todas vão aderir da mesma maneira. As crianças têm que aderir à felicidade e à criatividade”, ressaltou o escritor.

Cerca de 20 mil crianças participam da Jornadinha. São quatro mil crianças por dia. As atividades funcionam em sistema de rodízio, enquanto parte das crianças estão nas tendas Yara, Malazarte, Negrinho do Pastoreio e Curupira, a outra parte está no Espaço Suassuna, na grande lona, no qual assistem a atividades artístico-culturais, como shows artísticos e contadores de histórias. Também iniciou na tarde desta quinta-feira, o Slam de Ilustração, uma competição/performance entre equipes de crianças lideradas por Roger Mello, Daniel Kondo, Ivan Zigg, Jean-Claude Alphen e Mariana Massarani.

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Ambev, da Companhia Zaffari & Bourbon,  da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC; com o apoio cultural da BSBIOS, do Sesi e da Coleurb; patrocínio promocional da Capes, da Fapergs, da Italac e da Oniz; com a parceria cultural do Sesc, financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura.  Confira a programação no site www.upf.br/16jornada.