Universidade

Oficinas são realizada no III Seminário Sul-Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária

29/05/2018

14:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O III Seminário Sul-Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária, evento realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF) de 23 a 25 de maio, foi palco de um importante debate acerca da conservação dessa árvore. Durante o seminário, oficinas realizadas com os conferencistas divulgaram técnicas de propagação da araucária por enxertia, técnicas para a produção de mudas de araucária, produção de cerveja do pinhão, alternativas para o consumo de pinhão na gastronomia e processamento dos frutos da Floresta Ombrófila Mista. Além destas, também foi proporcionada uma oficina na Flona, sobre coleta de sementes e plantio de araucária.

A oficina “Formação de Pomar para a araucária” demonstrou as técnicas de enxertia em Araucária, que permite propagar de maneira idêntica material genético de grande valor, como pinheiros que sejam mais precoces com relação ao início da produção, ou de pinheiros de elevada produtividade. A oficina foi ministrada pelo Dr. Flávio Zanette, da UFPR, e por Ivar Wendling, da Embrapa Florestas.

A oficina “Processamento de Frutos da Floresta Ombrófila Mista”, ministrada pelo técnico da Cetap, Alvir Longhi, demonstrou as possibilidades de aproveitamento dos frutos nativos das florestas, na preparação de sucos, musses, geléias, bolos, dentre outras possibilidades, valorizando as florestas das propriedades rurais.

A oficina “Alternativas para o consumo do pinhão” aconteceu no Laboratório de Nutrição do ICB e foi ministrada pelas professoras Dra. Ana Luisa Sant' Anna Alves e Me. Valéria Hartmann. Nesta oficina os alunos envolveram-se na preparação de diversos pratos a base de pinhão como pesto, entrevero e paçoca de pinhão.

A oficina “Produção de cerveja de pinhão” foi ministrada pelo mestre cervejeiro Norberto Ghizoni, e foi realizada nos laboratórios do curso de Engenharia de Alimentos/CEPA, que apoiou o Seminário. Nessa oficina, os alunos aprenderam técnicas de elaboração da cerveja utilizando pinhão triturado no processo de fabricação.

Uma das mais concorridas oficinas do Seminário aconteceu na Floresta Nacional de Passo Fundo (ICMBio), para onde um grupo de 35 pessoas deslocaram-se de ônibus, e lá participaram de uma explanação teórica sobre coleta de sementes de produção de mudas de Araucária, pelo professor Dr. Ezequiel Gasparin, da UFSM. Logo após, a turma dirigiu-se para uma área de preservação permanente da Flona destinada à recuperação e realizaram uma intensa atividade prática. Na oportunidade, foi realizada uma demonstração de escalada em pinheiro para coleta de sementes e os procedimentos para o adequado plantio de araucárias. Foram plantadas cerca de 50 mudas de pinheiro, com a participação de todos os oficineiros.