Extensão

O texto em foco: leitura e produção

17/05/2017

14:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Curso de extensão realizado gratuitamente pela UPF pretende ser um agente de formação continuada junto aos professores de Língua Portuguesa das redes de ensino de Passo Fundo

A fim de capacitar professores de Língua Portuguesa e da área de Linguagens para o trabalho com o texto e os fatores de textualidade em salas de aula da educação básica, o Programa de Extensão Ensino e Inovação, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF), promove o curso “O texto em foco: leitura e produção”. Realizada em parceria com o Subprojeto Letras Português, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), a atividade conta com o apoio da UPF Virtual.

As inscrições estão abertas. Para se inscrever, basta acessar www.upf.br/agenda e pagar o valor de R$ 5,00 correspondente ao certificado. As aulas são gratuitas e ocorrerão na modalidade semipresencial. Dentre os temas a serem abordados no curso, estão: texto e textualidade; construção de sentidos: coerência e coesão; linguagem e argumentação; marcadores textuais; e propostas de trabalho para produção textual na escola.

O curso pretende ser um agente de formação continuada junto aos professores de Língua Portuguesa das redes de ensino de Passo Fundo, uma vez que discute questões de texto e textualidade, bem como de ensino de texto na Educação Básica. Procura, ainda, capacitar acadêmicos em formação – que são os futuros professores – para ver a língua em uso como potencialidade de construção de conhecimento. Por essa razão, a proposta do curso se destina principalmente aos professores de Língua Portuguesa e dos Anos Iniciais, aos graduandos e pós-graduandos da área de Letras e de Pedagogia.

O curso será ministrado pela professora Marlete Sandra Diedrich, do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UPF, com intervenções dos bolsistas do Pibid e contribuições da professora Elisane Cayser, do curso de Letras da UPF. A proposta oferecida recebeu também a consultoria da professora Claudia Stumpf Toldo, docente do curso de Letras e coordenadora do PPGL.

Cronograma
10 de junho: primeiro encontro presencial, no LCI
12 de junho a 30 de junho: realização de 10h de leituras e atividades na plataforma Moodle
8 de julho: segundo encontro presencial, no LCI
10 de julho a 5 de agosto: realização de 10h de leituras e atividades na plataforma Moodle
5 de agosto: terceiro encontro presencial, no LCI
6 a 31 de agosto: realização de 8h de leituras e atividades na plaforma Moodle