Notícias UPF

O que é Universidade? Desafios para uma instituição em permanente mudança serão debatidos na Aula Magna 2018

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução

Após intenso e produtivo processo de formação ocorrido em janeiro, com participação efetiva dos docentes, grande público de professores é aguardado, no dia 19 de fevereiro de 2018, para a Aula Magna, atividade de integração e formação especialmente direcionada aos professores da UPF, que inaugura o ano letivo com esperança e entusiasmo

A temática “O que é Universidade? Desafios para uma instituição em permanente mudança” irá nortear os debates na tradicional Aula Magna da Universidade de Passo Fundo (UPF). A atividade, que consolida uma nova concepção formativa do corpo docente da Instituição, vai contar com a presença do professor Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia. A Aula Magna, promovida pela Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD), acontece no dia 19 de fevereiro, a partir das 19h, no Centro de Eventos da UPF. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.upf.br/agenda, link Inscrições para Eventos. 
 
A vice-reitora de Graduação, professora Rosani Sgari, destaca a consolidação da Aula Magna como um momento importante de formação e de integração entre os professores.  “Oportunizar um encontro entre os professores e para os professores é sempre desafiador, pois, além de promover reflexões a partir de estudos, inspira e sinaliza ações interdisciplinares. Temos convicção de que as Aulas Magnas têm sensibilizado os professores para a reavaliação de sua práxis pedagógica e a consequente responsabilidade na condução das relações educativas”, disse.

Saiba mais sobre o palestrante

Naomar Monteiro de Almeida Filho é Doctor of Science Honoris Causa pela McGill University, Canadá. É professor visitante na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard e primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México. É professor convidado da Maestría en Epidemiología da Universidad Nacional de Lanús, Argentina. Foi reitor da Universidade Federal da Bahia de 2002 a 2010 e presidente da Comissão de Implantação e reitor pró-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017). Médico, Ph.D em Epidemiologia e docente da UFBA, desde 2010, tem focado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade. É autor dos seguintes livros: Universidade nova: textos críticos e esperançosos (2007); Memorial da universidade nova: UFBA 2002-2010 (2010), em coautoria com Boaventura Sousa Santos; A universidade no século XXI: para uma universidade nova (2008); e, em coautoria com Fernando Seabra Santos, A quarta missão da universidade (2012).