Ensino

O empreendedorismo como um importante diferencial

09/11/2017

08:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Com inscrições abertas, Vestibular de Verão da UPF oferece cursos que estimulam as habilidades de inovação e gestão dos estudantes

Empreender significa resolver um problema ou situação complicada e tem estreita relação com a realização de projetos, serviços e negócios. O termo empreendedorismo, constantemente utilizado no âmbito empresarial, muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou de produtos novos e com a capacidade de identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo, agregando valor aos projetos. Atenta a esse contexto, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferta à comunidade local e regional diversos cursos de graduação que, dentre as suas características, focam na gestão e na capacidade empreendedora dos acadêmicos.

A Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) da Instituição, por exemplo, oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Agronegócio e Logística, os quais contemplam atividades referentes ao processo de criar e desenvolver algo novo. Segundo o coordenador do curso de Gestão do Agronegócio, professor Me. Anderson Neckel, o empreendedorismo é uma disciplina comum aos cursos das áreas da gestão e possibilita aos alunos a formação de capacidades empreendedoras e a formação crítica e sistêmica, de forma que o graduando atue ainda como consultor ou incentivador da inovação em todos os processos de gestão. “Nesse mesmo sentido, os estudantes são estimulados a pensar em novos negócios, assim como a buscar soluções para os negócios emergentes, refletindo sobre a realidade local e o desenvolvimento de sistemas e subsistemas que tenham como base a geração de renda e o desenvolvimento regional”, comenta.

Tais competências permitem que o profissional se destaque no concorrido mercado de trabalho. “Essa formação é um grande diferencial, pois habilita os acadêmicos a atuarem em diferentes esferas e, principalmente, na área de consultoria e assessoria a empresas de pequeno, médio e grande porte. A Feac ainda proporciona que qualquer aluno possa participar do projeto de extensão multidisciplinar de Assessoria às Empresas Incubadas junto ao Parque Científico e Tecnológico, o que possibilita a ampliação do aprendizado adquirido em sala de aula por meio de vivências práticas. Outra oportunidade de ampliação de conhecimentos é a participação no Startup Day UPF Parque, que é uma imersão de 24h em atividades dinâmicas e interativas, permitindo aos participantes o desenvolvimento de novos negócios e a possibilidade de se inserir no universo do empreendedorismo”, relata Neckel.

Vestibular de Verão UPF

A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2018 para ingresso em cursos de graduação na modalidade presencial. Nesta edição, estão sendo oferecidas 58 opções de cursos em Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.