Extensão

Naduc UPF desenvolve projetos para o Colégio Tiradentes

27/10/2017

17:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Curso de Arquitetura e Urbanismo por meio do Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário desenvolve projeto para criação de uma biblioteca de container

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF), por meio do Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc), desenvolve o projeto paisagístico e instalação de uma biblioteca em uma área verde. O espaço fica localizado na parte posterior do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo. 
O pedido de colaboração para realização surgiu por intermédio da coordenadora do Projeto Paisagismo Produtivo do curso de Educação Ambiental da UPF, professora Evanisa Fátima Quevedo Melo, que recebeu a solicitação do major da Brigada Militar e comandante do Colégio Tiradentes, Marco Antônio dos Santos Morais. 

O Naduc é coordenado pelo professor Me. Luiz Roberto Medeiros Gosch, e formado pelos arquitetos urbanistas Rodrigo Rintzel e Radamés Pelicioli, além de estagiários do curso de Arquitetura e Urbanismo. Nesta semana, um encontro ocorreu no colégio com a apresentação do projeto para professores, direção da escola e alguns membros do conselho de pais e mestres. “Apresentamos a proposta da biblioteca e do espaço para recreação, lazer e descanso dos alunos. Nessa etapa de projeto foi apresentado também uma maquete que ficará exposta para que os alunos e visitantes do colégio possam contemplar a futura edificação”, contou Pelicioli.

De acordo com os arquitetos urbanistas, até o momento ocorreram três visitas ao local sendo a primeira para medições, levantamentos fotográficos e um programa de necessidades com os envolvidos. “Em dos encontros foi sugerido pelo major Morais a possibilidade de a biblioteca ser desenvolvida com containers, devido a rapidez na execução, o baixo custo, a limpeza da obra e outros fatores que nos levariam a optar por essa alternativa. Ele nos relatou de sua experiência em algumas de suas expedições pelo mundo por ter residido temporariamente em casas-containers. Partindo disso, começamos a desenvolver o projeto”, disse Rintzel. 

Além do projeto de elaboração da biblioteca, o Naduc está criando uma área de descanso para os alunos, com sala de jogos e exposições. “Faremos algumas adequações e pretendemos entregar em breve o projeto, juntamente com uma estimativa de custo, pois a captação de recursos e a execução da obra ficam a cargo da instituição que solicitou a demanda”, informou Pelicioli.