Universidade

Múltiplas atividades compõem a programação da IV Semana do Conhecimento

26/10/2017

15:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Evento acontece de 6 a 10 de novembro e conta com apresentação de trabalhos, sessão de pôsteres, oficinas, rodas de conversas, Mostra de Iniciação Científica (MIC), Mostra de Extensão (MEX), Mostra de Trabalhos de Pós-Graduação e 15ª Feira de Ciências

Com o propósito de promover, possibilitar e ampliar espaços de formação e sensibilização para um olhar integralizado sobre as práticas desenvolvidas na Instituição, de modo que o pensar-sobre e o agir-com tornem-se um movimento comum, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza a IV Semana do Conhecimento: Compartilhando e fortalecendo redes de saberes. O evento acontece de 6 a 10 de novembro e conta com diversas atividades, tais como apresentação de trabalhos, sessão de pôsteres, oficinas, rodas de conversas, Mostra de Iniciação Científica (MIC), Mostra de Extensão (MEX), Mostra de Trabalhos de Pós-Graduação, 15ª Feira de Ciências, entre outras, que ocorrerão em vários locais da UPF.

Veja mais sobre as atividades:

Dia 6 de novembro

As atividades iniciam na segunda-feira, dia 6 de novembro. Á tarde, às 14h, haverá apresentações de trabalhos (Mostra de Extensão, Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Trabalhos da Pós Graduação) nas salas de aula e auditórios; a oficina “A criança que há em mim: a delícia de jogar e criar”, na Brinquedoteca da Faculdade de Educação (Faed); a oficina “A integralidade do cuidado começa pelo olhar”, no Integrado UPF; e a oficina “Danças para Idosos –Como eu faço”, na Sala de Danças do Creati, no Campus III da UPF. Logo após, às 15h30min, haverá a oficina “Exercícios Funcionais Suspensos para Idosos – Como eu faço”, também no Creati. Encerrando as atividades da tarde, às 17h30min, uma sessão de pôster dos bolsistas CNPq e FAPERGS será realizada no Centro de Convivência.

A programação segue no Centro de Eventos, às 18h30min com a interação “A criança que há em mim”. A abertura oficial da IV Semana do Conhecimento inicia às 19h20min, com apresentação artística do Grupo de Música Brasileira e Jazz e uma conferência de abertura, que inicia às 19h50min, debatendo “A importância da internacionalização do conhecimento para a formação acadêmica”, com o palestrante Dr. Henrique Carlos de Castro, da UFRGS. Após a conferência, haverá uma confraternização.

Dia 7 de novembro

Na terça-feira, dia 7, às 8h será realizada a oficina “Reconexão com a natureza: uma experiência junto à RPPN UPF”, com saída do ICB. Enquanto isso, nas salas de aula e auditórios, a partir das 8h30min, iniciam as apresentações de trabalhos (Mostra de Extensão, Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Trabalhos da Pós Graduação). Às 9h, haverá a oficina “A integralidade do cuidado começa pelo olhar”, no Integrado UPF; e o curso Método Lógico para Redação Científica, no auditório do Centro de Eventos.

À tarde, a programação inicia às 14h com apresentações de trabalhos (Mostra de Extensão, Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Trabalhos da Pós Graduação) nas salas de aula e auditórios; além de uma roda de conversa sobre “Formação Universitária: o papel do estudante na transformação social”, no Integrado UPF; e de uma atividade sobre “Pet Terapia: animais também podem ser terapeutas”, também no Integrado UPF.

À noite, às 18h20min, haverá a exposição fotográfica “Imigração senegalesa em Passo Fundo”, no hall de entrada do auditório da Feac. Às 19h20 min, acontecem as apresentações de trabalhos (Mostra de Extensão, Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Trabalhos da Pós Graduação) nas salas de aula e auditórios. Enquanto isso, no auditório da Feac, acontece uma apresentação artística e o Cine-debate “Dalene Diama - Saberes culturais senegaleses no processo migratório”, com início às 19h45min.

Dia 8 de novembro

Na quarta-feira, dia 8, às 8h, inicia a 15ª Feira de Ciências, no Centro de Eventos. Às 8h30min haverá apresentações de trabalhos (Mostra de Extensão, Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Trabalhos da Pós Graduação) nas salas de aula e auditórios; e às 9h, acontecem três oficinas no Integrado UPF: a oficina “Aprendentes Humanos”, a oficina “A conexão entre informação, ação e conhecimento em saúde”, e a oficina “Vivências de Acessibilidade”. Também às 9h, no Centro de Eventos, acontece o curso “Estatística Sem Dor”.

Durante a tarde, às 14h, seguem as apresentações de trabalhos (Mostra de Extensão, Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Trabalhos da Pós Graduação) nas salas de aula e auditórios. Também às 14h, o Integrado UPF recebe três atividades: “Rodada de conversa sobre os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, “Pet Terapia: animais também podem ser terapeutas”, e a oficina “A conexão entre informação, ação e conhecimento em saúde”.

Á noite, às 19h, o Creati recebe duas oficinas em parceria com o Projeto Circuito Cultural, uma delas de dança e outra de expressão corporal, no Campus III da UPF. Às 19h20 min, seguem as apresentações de trabalhos (Mostra de Extensão, Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Trabalhos da Pós Graduação) nas salas de aula e auditórios e, no mesmo horário, o Laboratório Lacuma, no IFCH, recebe a oficina de “Culturas Imaterial, Material e Arqueológica”. Às 20h, uma roda de conversa aborda “Conversa com um estrangeiro em intercâmbio na UPF”, na sala 123 do IFCH.

Dia 9 de novembro

Na quinta-feira, dia 9, às 8h, haverá a oficina “Reconexão com a natureza: uma experiência junto à RPPN UPF”, com saída do ICB e, no Integrado UPF, haverá a oficina “Comunicação de más notícias”. Às 8h30min iniciam as apresentações de trabalhos (Mostra de Extensão, Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Trabalhos da Pós Graduação) nas salas de aula e auditórios e às 9h será realizada a oficina “A Bacia do Prata: trabalhando com a historiografia e a documentação primária sobre a sociedade, o conflito e o pós-guerra de 1864-1870”, na sala 122 do IFCH.

Á tarde, todas as atividades iniciam às 14h. Haverá apresentações de trabalhos (Mostra de Extensão, Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Trabalhos da Pós Graduação) nas salas de aula e auditórios; além da oficina “Vivências de Acessibilidade” e uma roda de conversa sobre “Possibilidades e desafios da universidade comunitária na realidade contemporânea”, ambos no Integrado UPF. O módulo II do UPF Parque recebe a roda de conversa “Oportunidades de interação universidade-empresa e a promoção da inovação” e, no Creati, acontece a “Oficina Intergeracional de Origami – A Arte Japonesa de Dobrar Papel”. À noite, além da apresentação de trabalhos, será realizado o Festival de Cinema do Integrado, no auditório da Feac, às 19h20min.

Dia 10 de novembro

O último dia da Semana do Conhecimento, na sexta-feira, dia 10 de novembro, inicia às 8h com a roda de conversa “A experiência de ser bolsista Pibic/Paidex Junior”, no auditório da FEAC. Às 8h30min iniciam as apresentações de trabalhos e, às 9h, a oficina “Intermitências no processo de inclusão social de adolescentes: garantia de direitos versus precarização”, no Integrado UPF; a oficina “Como preencher corretamente o currículo Lattes”, na sala 11 do LCI; e a oficina “Residência Multiprofissional, transversalidade em fazer saúde”, no Integrado UPF.

À tarde, às 13h30min, a oficina “Comunicação sensível em saúde – Media Training”, será realizada no laboratório de Rádio e TV da FAC. Às 14h, haverá apresentações de trabalhos nas salas de aula e auditórios, além de três oficinas neste horário: “Residência Multiprofissional, transversalidade em fazer saúde”, no Integrado UPF; “A Bacia do Prata: trabalhando com a historiografia e a documentação primária sobre a sociedade, o conflito e o pós-guerra de 1864-1870”, na sala 122 do IFCH; e “Yoga para Idosos – Como eu faço”, no Creati. Além destas, às 15h30min haverá a oficina “Pilates Solo para Idosos – Como eu faço”, também no Creati.

À noite, às 19h20min, acontece o encerramento da IV Semana do Conhecimento. Haverá uma apresentação artística com o Coro Universitário UPF às 19h30min e, na sequência a palestra de encerramento com André Trigueiro, no Centro de Eventos

Inscrições

A comunidade acadêmica interessada pode se inscrever para as oficinas gratuitas, na página secure.upf.br/eventos/eventos/256. Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico semanadoconhecimento.upf.br.