Universidade

Momento UPF marca início das comemorações dos 50 anos da Universidade

13/12/2017

18:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Piquenique foi realizado no Campus I da Universidade, na tarde desta quarta-feira, 13 de dezembro

O Momento UPF abriu as comemorações dos 50 anos da Universidade de Passo Fundo (UPF). A UPF completa cinco décadas de histórias no ano de 2018. O evento realizado na tarde desta quarta-feira, 13 de dezembro, para os professores, funcionários e estagiários da Instituição apresentou a campanha dos 50 anos da Universidade. A confraternização ocorreu em frente ao Centro de Convivência, no Campus I. O Momento UPF é promovido pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), por intermédio da Divisão de Recursos Humanos, que integra funcionários da UPF, do Centro de Ensino Médio Integrado (Integrado UPF) e do Centro de Línguas da FUPF (UPF Idiomas).

Uma tarde junto à natureza da Universidade para confraternizar com os colegas o ano de trabalho, de realizações e de comemorações pelos 50 anos da UPF, programação que seguirá ao longo do próximo ano. O vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior, destacou a dedicação dos funcionários e professores da Instituição. “Trabalhamos muito neste ano. A Universidade cresceu e superou dificuldades, deixou a crise financeira e econômica do Brasil lá fora. E isso tem acontecido em função do trabalho de cada um de vocês, contribuindo para essa grande Instituição chegar aos 50 anos. É momento de agradecer a parceria, o esforço e a dedicação de cada um”, salientou o vice-reitor.

A proximidade com a comunidade é uma das marcas da Universidade. A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, também enfatizou o engajamento de todos os funcionários e sociedade em geral na construção e desenvolvimento da Universidade. “Hoje é dia de alegria, de emoção e de mais encontros. É dia de agradecermos. Agradecer a cada um que colocou um pouco de si nesta bela história que é a UPF. A Universidade é uma história feita de muitas pessoas, de uma sociedade que se engajou e de cada um de vocês que ao longo dessa história fez acontecer o que somos hoje. Somos o que somos, porque somos muitos. Estamos enraizados na construção dessa história”, ressaltou Bernadete.

Nestas quase cinco décadas, a UPF formou mais de 75 mil profissionais. A vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, ressaltou a qualidade do ensino da Universidade e também agradeceu a todos que ajudaram a construir a história da UPF. “Se esta Universidade existe e se ela é grande é porque ao longo da história, hoje com 61 cursos de graduação, constituímos pessoas e formamos grandes profissionais. A natureza é uma das grandes marcas da UPF, associada à qualidade do ensino. E que o verde faça sempre parte da nossa vida, porque somos filhos da mãe natureza”, enfatizou Rosani.

A importância da Universidade, especialmente para Passo Fundo, região e Estado, foi salientada pelo reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, que ressaltou as conquistas da UPF ao longo destas cinco décadas. “É um momento lindo. Este encontro nos proporciona o encontro de cada setor para celebramos as conquistas que alcançamos ao longo dos anos, especialmente em 2017. Tenho certeza que a conquista de cada um de vocês soma para a grande conquista da Universidade que celebra 50 anos no próximo ano. A história que cada um de vocês constrói no dia a dia, se projeta para o nosso futuro de forma firme e segura, levando todo o conhecimento, que é a nossa natureza e estamos no meio dela. Isso tem um significado todo importante para todos nós”, afirmou o reitor.

A Divisão de Recursos Humanos busca promover ações com o intuito de integrar de forma contínua as pessoas. O gerente da Divisão, Aislan de Andrade Freitas, ressaltou a importância do Momento UPF. “É um momento importante para a Universidade, de encerramento de mais um ano e de confraternização entre todas as áreas da UPF. Foi um ano difícil, mas também de muitas conquistas. Agradecemos todo o apoio da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e da Reitoria, que entendem e apoiam esse momento de confraternizar com todos os funcionários, professores e estagiários, aproveitando essa estrutura que temos no campus”, disse o gerente da Divisão de Recursos Humanos, Aislan de Andrade Freitas.

O evento também contou com a presença da presidente da FUPF, Maristela Capacchi. O Grupo Suzuki e o Coral da UPF, vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, realizaram as apresentações artísticas. As intervenções artísticas fazem parte do II Circuito Cultural, promovido pela UPF e pelo Ministério da Cultura.

50 anos UPF: conhecimento é a nossa natureza
Durante o Momento UPF, foi apresentado o vídeo institucional dos 50 anos da UPF. A campanha tem como slogan “Conhecimento é a nossa natureza”. Ela foi criada pelo Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda (Nexpp) da UPF e teve como base uma pesquisa realizada no início deste ano, que ouviu a opinião de mais de mil entrevistados, integrando os diferentes públicos da instituição. “Em vários momentos as pessoas se referiam a UPF como uma grande instituição de ensino, tradicional, forte e sistemática em seu processo de crescimento”, revelou a coordenadora do Nexpp, professora Maria Goreti Betencourt.

Mas tem mais um elemento muito destacado pelas pessoas durante a entrevista: a natureza. A árvore foi utilizada na campanha como símbolo dessa natureza. “As pessoas também colocavam um tom significativo na natureza em que a Instituição está incrustada. Então quando pensamos na árvore como metáfora, entendemos que era o ícone que mais se aproximava dessa ideia de uma trajetória onde tanto o desejo de crescer, cuidar e ser forte se fundamentam como também o fato de uma mesma árvore gerar frutos e sementes que se espalham e frutificam longe daqui”, comentou Goreti.

A diversidade também fica contemplada nessa metáfora da árvore, uma vez que a natureza é pródiga e generosa, sem discriminação. Assim como a natureza nos cerca e faz parte de nossa história, o projeto da UPF é estar consolidada como uma instituição séria que tem como propósito o conhecimento. “Portanto, o slogan ‘Conhecimento é nossa natureza’ acaba por dar um fechamento a toda essa ideia, no sentido de que é sim nossa natureza estarmos voltados para construção e solidificação do conhecimento, mas também estamos inseridos em um espaço de vigorosa e luxuriante natureza o que é confortador”, destacou a coordenadora do Nexpp.

O vídeo institucional apresentado durante o Momento UPF tem um minuto e há uma versão de 30 segundos também. Além dos vídeo, existe uma campanha completa que irá acompanhar todo o ano comemorativo de 50 anos, em 2018. O projeto foi criado pelo Nexpp e a produtora contratada para dar visibilidade técnica a essa ideia foi a M2 de Porto Alegre.

Selo comemorativo
Também foi criado um selo para comemorar os 50 anos da UPF. O selo comemorativo leva em conta o número emblemático, mas principalmente foi pensado como uma construção que se encaixa em forma de triângulos que se juntam em uma sucessão no círculo das cores que vai do vermelho ao verde passando pelo espectro do amarelo. “Ou seja, não somos apenas duas cores mas uma sucessão harmônica que acaba mostrando exatamente o que a Universidade é tanto no colorido de sua natureza do entorno quanto na diversidade de conhecimento e pessoas”, explicou Goreti.

A multiplicidade de triângulos no selo simboliza toda a história da Instituição. Em suas cores está representada a diversidade cultural e o colorido da natureza que encanta a todos no campus. Além disso, cada triângulo que compõe o selo reflete o esforço e dedicação de todos que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da Universidade. “São alunos, professores, funcionários e comunidade sempre juntos registrando o início, o meio e continuando a escrever um futuro”, enfatizou a coordenadora do Nexpp.


Confira aqui as fotos do Momento UPF.