Geral

Mediação familiar é tema de encontro na UPF

21/10/2016

18:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

O Programa de Acolhimento Interinstitucional às Famílias da Universidade de Passo Fundo (Paifam/UPF), em parceria com os cursos de Direito e Psicologia, promove um encontro nesta sexta-feira, 21 de outubro, com o tema “Mediação: Dilemas familiares contemporâneos”. A atividade acontece no auditório da Faculdade de Odontologia, Campus I.

A primeira palestra teve como tema “A família: histórias, gênero e conflitos atualizados” e foi ministrada pelas professoras Aline do Carmo e Silvana Baumkarten, mediada pela professora Lizandra Hoffmann. As professoras Janaína Rigo Santin e Andiara Amarante Lara falaram sobre “A mediação nos conflitos familiares: possibilidade de encontro”, com mediação da professora Suraia Estacia Ambros. E à noite, o tema será “Mediação familiar: será possível?”, ministrado pela professora Maristela Piva e pelo juiz de Direito Luiz Cristiano Engers Aires. A mediadora será a professora Helenita Ferrari.

A coordenadora do Paifam/UPF, Maristela Piva, salienta que a mediação familiar vem se fortalecendo como intervenção para trabalhar conflitos familiares. “Esse evento reúne acadêmicos de Psicologia, Serviço Social, Direito, História e Comunicação propiciando esta interlocução, onde cada um se responsabiliza e amplia o olhar sobre essa ferramenta que pode ser útil em todas as profissões, no sentido de pacificação das relações familiares. A mediação é um instrumento que vem qualificar as relações, diminuir conflitos e oportunizar o diálogo que muitas vezes foi rompido na família”, enfatizou Maristela.