Cultura

MAVRS participa de exposição do artista Mário Röhnelt em Porto Alegre

10/05/2018

16:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), foi convidado a participar da primeira exposição da Fundação Ecarta, sob a coordenação do artista André Venzon.  A exposição “Seleções” apresenta obras de Mário Röhnelt, e foram convidadas 20 pessoas (gestores, professores, artistas) para fazer uma leitura crítica. A exposição é composta por 20 obras de Röhnelt, dentre elas desenhos, pinturas, impressões e esculturas, cujo objetivo é reunir em torno do artista outros olhares a partir de análises dessas obras. 

Os trabalhos apresentados na mostra foram selecionados pelo próprio Mário Röhnet, produzidos entre 1976 e 2015, e pontuam diferentes momentos de sua trajetória. Essas obras foram apresentadas a um grupo de professores, curadores e gestores, com o intuito de que cada um deles fizesse uma leitura crítica. A mediação dos convidados foi feita pelo artista e coordenador da Galeria de Arte da Fundação Ecarta, André Venzon. O MAVRS, convidado a participar, foi representado pela professora do curso de Artes Visuais da UPF Luciane Campana, que analisou uma obra denominada “Sem título”, possibilitando que a imaginação do espectador seja desafiada.

Os outros convidados que fizeram as análises críticas das obras de Mário Röhnelt são: Ana Zavadil (MACRS), Bruna Fetter (IA – UFRGS), Carlos Trevi (Santander Cultural), Carmen Capra (Uergs – Montenegro), Carmen Lula Barros (Urcamp), Fernanda Soares da Rosa (FVCB), Henrique Menezes (FIC), José Francisco Alves (Atelier Livre), Raquel Fonseca (Cal – UFSM), Lauer Santos (UFPel), Laura Cogo (Instituto Ling), Lurdi Blauth (Feevale), Mara Galvani (Ucs), Maria Luisa de Leonardis (BRAGUAY),  Neiva Bohns (UFPel), Paulo Amaral (Margs), Paulo Gomes (IA – UFRGS), Richard John (ESPM), Sandra Rey (IA – UFRGS) e Walter Karwatzki (IFRS).

Mário Alberto Birnfeld Röhnelt nasceu em Pelotas em 1950, estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez parte do Grupo KVHR criado em 1977, ao lado de Milton Kurtz, Julio Viega e Paulo Haeser. Realizou diversas mostras individuais, principalmente de desenhos e pinturas. 

A mostra foi aberta no dia 26 de abril e segue até o dia 18 de junho, na Galeria de Arte da Fundação Ecarta. No segundo semestre, a exposição irá itinerar para outros municípios do estado.