Extensão

Mais um ano de muito cinema

22/02/2017

13:03

Por: Matheus Colombo - Bolsista do Projeto de Extensão Ponto de Cinema UPF

Fotos: Matheus Colombo / Ponto de Cinema UPF

Com o novo olhar sobre o cinema, diversos estudantes, professores e comunidade em geral se reuniram para debater sobre a 7ª arte

O projeto de extensão Ponto de Cinema UPF e o Núcleo de Estudos em Cinema (NEC) promoveram, no último sábado (18), o primeiro encontro do grupo em 2017. Os eventos buscam o debate de diversos filmes, propondo, durante as discussões, um novo olhar para a produção cinematográfica.

O primeiro encontro de 2017 foi promovido pelos próprios alunos e egressos ainda ligados ao projeto. Apresentando um tema mais atual e buscando novos participantes, os estudantes trouxeram a premiação do Oscar como uma nova temática para debate, em específico as categoria de melhor filme e melhor diretor no Oscar 2017. Os nove filmes concorrentes na categoria de melhor filme foram divididos entre os membros mais antigos do grupo, compartilhando com os demais a percepção sobre cada obra.

A universitária do sétimo nível do curso de Jornalismo, Larissa Paludo, é participante do NEC desde o segundo semestre de 2014. A estudante destaca os encontros e debates cinematográficos como um posto essencial e que contribui para a sua formação, acadêmica e profissional. “Nos encontros, articulamos pontos de vista e debate com professores e universitários de outras áreas do conhecimento, então, é possível trabalhar a interdisciplinaridade”, destaca.

Com a divisão dos filmes, Larissa foi responsável por Moonlight, do diretor Barry Jenkins, que destaca como favorito. Ela também tem entre suas preferências, o longa A Chegada, do diretor Denis Villeneuve. “A Chegada, principalmente pelo roteiro e por ser fã do diretor, o Denis Villeneuve. O Moonlight tem minha torcida para melhor filme não só pelo trabalho de direção, mas pelos questionamentos complexos e delicados que aborda. É uma história tão particular e tão universal ao mesmo tempo. O filme merece ser lembrado pela sua grandeza”, finaliza.

Outras iniciativas, debates e encontros estão previstos para o ano. Todas as atividades podem ser acompanhadas na página do Facebook do projeto