Cultura

Livro do mês de agosto junta história real e conto de fadas

26/08/2016

15:41

Por: Carla Vailatti

Fotos: Carla Vailatti

O projeto Livro do Mês possibilitou mais encontros entre escritor e leitores na Capital Nacional da Literatura. Nos dias 25 e 26 de agosto, Fabio Yabu, autor do livro A Última Princesa, esteve em Passo Fundo e conversou com estudantes e com a comunidade em geral. Na noite de quinta-feira, 25/08, o seminário reuniu estudantes do curso de Letras e de escolas públicas no auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET), Campus I da UPF. Na sexta-feira, 26/08, Yabu se encontrou com leitores no Teatro do Sesc, pela manhã com a rede municipal e à tarde das redes estadual e particular.

O seminário da quinta-feira foi organizado pelos acadêmicos do sexto semestre do curso de Letras. Por meio de trechos de obras, poemas e música, os estudantes introduziram a temática do livro a ser debatido na noite. Escravidão e preconceito estiveram entre os aspectos levantados.

Yabu, que além de livros, é criador quadrinhos e séries de TV, comentou sobre o processo criativo de A Última Princesa. “O livro junta história brasileira e conto de fadas”, explicou, mencionando que, para escrevê-lo, resgatou fatos históricos e se aprofundou nos arquétipos das princesas. O autor respondeu perguntas dos participantes, que abrangeram ainda outras obras.

O Projeto Livro do Mês é uma parceria entre a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação e Universidade Popular, e UPF, por meio do curso de Letras, Mundo da Leitura e Programa de Pós-Graduação em Letras.