Vestibular

Licenciaturas da UPF concluem reformas curriculares

27/10/2017

14:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Finalização das reformas curriculares ocorreu neste segundo semestre de 2017. Doze licenciaturas estão sendo ofertadas no Vestibular de Verão 2018

Todos os cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF) concluíram o processo de reforma curricular.  Ao longo dos últimos dois anos, a Instituição trabalhou na revitalização e qualificação dos projetos pedagógicos, com o objetivo de oferecer um novo percurso formativo aos alunos, estabelecendo princípios comuns a todos os cursos de formação de professores oferecidos: formação humanista; formação interdisciplinar e inovação; formação pedagógica e profissional; relação teoria e prática; curricularização e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 

O processo de reformulação curricular iniciou em julho de 2015, a partir da publicação da Resolução CNE/CP nº 2/2015, que instituiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
 
Ainda que a reformulação curricular tenha, inicialmente, se voltado à adequação dos cursos à legislação externa, ressalta-se que diversos fatores justificam a necessidade de se revisar o Projeto Pedagógico em vigor. “Independentemente da motivação original, pensar uma nova proposta de currículo, principal mote da reformulação, sempre demanda um olhar ampliado acerca de toda a organização dos cursos, desde os aspectos contextuais, pedagógicos, metodológicos ou de legislação do ensino superior, até as questões de infraestrutura, orçamentárias ou inerentes ao mercado de trabalho e suas demandas atuais”, enfatiza a coordenadora da Divisão de Ensino de Graduação da UPF, professora Daniela De David Araújo.

Processo coletivo e cooperativo
Para a operacionalização do processo de reforma curricular das licenciaturas, foi constituído um fórum institucional de discussões, denominado "Fórum das Licenciaturas".  A partir de uma agenda sistemática de trabalho, o Fórum teve como atribuição analisar as novas diretrizes e, coletivamente, (re)pensar os projetos pedagógicos, a partir da socialização de experiências bem sucedidas e da prospecção de novas iniciativas.  “O Fórum discutiu estratégias, perspectivas, opções metodológicas e de inovação, a fim de aprimorar a ação educativa na formação do licenciando e a relação da Universidade com a Educação Básica”.
  
Ainda, para otimizar a implementação dessas mudanças, a UPF desenvolveu um novo sistema informatizado de gestão dos projetos pedagógicos, a fim de proporcionar uma ferramenta mais atualizada para a elaboração, avaliação, aprovação e importação dos dados deste importante documento, que baliza a trajetória de formação a ser percorrida pelo acadêmico ao longo da graduação.
 
Os cursos de Licenciatura que passaram por reformas curriculares nos últimos dois anos são:  Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química. 

Vestibular de Verão 2018 UPF
A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2018 para ingresso em cursos de graduação na modalidade presencial. Nesta edição, estão sendo oferecidos 58 opções de cursos em Passo Fundo e cursos nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Desses, 12 são de licenciatura. 

A inscrição deve ser feita via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 13 de novembro. A prova, que acontece no dia 18 de novembro, está dividida em dois grupos: 1 e 2. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, e os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. A prova do Grupo 1 será das 14h às 15h30min, e as do Grupo 2, das 14h às 19h.