Jornada

Lagoa Vermelha recebe formação de agentes de leitura das Jornadas Literárias

13/06/2018

17:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/ Prefeitura Lagoa Vermelha

Curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura” ocorreu no dia 12 de junho

O processo de formação dos agentes de leitura das Jornadas Literárias continua na região. O curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”, destinado para os professores, foi realizado no município de Lagoa Vermelha, na noite de terça-feira, 12 de junho. O curso foi ministrado por uma das coordenadoras das Jornadas Literárias, professora Fabiane Verardi Burlamaque. 

No encontro, foram trabalhadas questões como a formação de leitores na sua relação com a literatura infantil e juvenil, a leitura vinculada à tecnologia e a leitura vinculada à comunidade. Os encontros de formação ocorrem novamente nos municípios de Marau, no dia 18 de junho, e Lagoa Vermelha, no dia 30 de julho.

Professores interessados em ser agentes de leitura ainda podem realizar sua inscrição. A inscrição, assim como o curso, é gratuita e pode ser feita pelo site upf.br/agenda, no link Inscrições para Eventos.

Caderno de Atividades está disponível
Neste primeiro semestre, alunos e professores trabalharão as obras dos escritores César Obeid (1º ao 3º ano), Antonio Schimeneck (4º ao 6º ano) e Anna Lee (7º ao 9º ano). Já no segundo semestre, os autores trabalhados serão Simone Pedersen (1º ao 3º ano), Helena Gomes (4º ao 6º ano) e Bento de Luca (7º ao 8º ano). Confira aqui a relação de obras indicadas.

O “Caderno de Atividades” com a proposição de práticas leitoras das obras dos autores indicados para essa edição do projeto já está disponível no site www.upf.br/16jornada, no link Caminhos e estações: leitores e autores.

Estações de Leitura e encontro com escritores
O segundo momento do projeto Jornada em Movimento será a realização das Estações de Leitura. Seguindo um formato semelhante ao do ano passado, as Estações serão o momento em que alunos e professores compartilham suas produções e percepções acerca das obras literárias trabalhadas. Ao todo, serão seis Estações durante o ano. 

Já estão confirmadas as datas e os locais das Estações em Marau e em Passo Fundo. Marau recebe a ação no dia 30 de junho, na Escola Afonso Volpato. Em Passo Fundo, a atividade ocorre no dia 20 de julho, na Escola Padre José de Anchieta, e no dia 26 de outubro, na Escola São Luiz Gonzaga.

O terceiro momento será o encontro com os autores das obras lidas. Esse encontro, chamado de Caminhos e Estações: leitores e autores, será realizado também nos três municípios em dois momentos: um no primeiro semestre, nos dias 2 (Lagoa Vermelha), 3 (Marau) e 4 de julho (Passo Fundo), e outro no segundo semestre, nos dias 28 (Passo Fundo), 29 (Lagoa Vermelha) e 30 de novembro (Marau).