Geral

Laboratórios de Solos e de Sementes UPF participam de Dia de Campo da Ambev

06/10/2017

19:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Mais de 400 pessoas participaram do Dia de Campo da Ambev, evento que aconteceu na última quarta-feira, 4 de outubro, na propriedade da Sementes Webber, em Coxilha. A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve presente com o Laboratório de Solos e o Laboratório de Sementes que apresentaram ao público quais análises e ensaios são realizados nos respectivos laboratórios. Além disso, acadêmicos dos cursos de Agronomia e de Engenharia de Produção também estiveram assistindo as apresentações do evento. 

A parceria da Ambev Maltaria Passo Fundo e a UPF iniciou em 2015 através de contato da empresa com a professora Dra. Nadia Canali Langaro, o professor Dr. Pedro Escosteguy e a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade de Passo Fundo (UPFTec). 

O UPFTec oferece suporte e consultoria para que os professores se dediquem ao trabalho de pesquisa na relação universidade-empresa. Em dois anos foram iniciados três trabalhos envolvendo profissionais da Ambev Brasil e Argentina, com os professores e alunos da graduação, mestrado e doutorado em Agronomia.

No evento a professora Nadia apresentou os resultados do trabalho que monitorou a ocorrência e a dispersão de doenças da cultura da cevada em sete sítios experimentais nas cidades de Água Santa, Charrua, Getulio Vargas, Coxilha, Mato Castelhano, Passo Fundo e Tapejara. 

Evento ocorre anualmente 
O Dia de Campo da Ambev é um evento anual que reúne vários profissionais da área do agronegócio, produtores, associados de cooperativas, agrônomos e autoridades. Na oportunidade, os participantes visitaram o campo experimental destinado à demonstração de plantação de cevada com diferentes cultivares e tratamentos, para mostrar aos profissionais as opções mais eficientes para a cultura.

A área estimada de cevada no Brasil na safra 2017 é de 109 mil hectares, o Rio Grande do Sul é o maior produtor, com 57 mil hectares, seguido do Paraná, com 51 mil hectares (Conab, 2017). A cevada representa uma importante opção de inverno e tem grande potencial de crescimento no que tange a demanda por malte. A parceria da Ambev Maltearia Passo Fundo com a UPF visa subsidiar os produtores com as melhores técnicas de manejo e assim garantir maiores produtividades. Para a UPF uma grande oportunidade para o aprimoramento de suas pesquisas e a formação de recursos humanos preparados para o mercado de trabalho.