Ensino

Laboratório de Pilates é inaugurado na UPF

23/03/2018

15:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Local atenderá, inicialmente, aos funcionários da Instituição, sendo, posteriormente, aberto à comunidade

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF) passa a contar com um novo espaço para a prática profissional. Nesta sexta-feira, 23 de março, foi inaugurado o Laboratório de Pilates, localizado junto à Clínica de Fisioterapia, onde serão desenvolvidas uma série de atividades que objetivam o tratamento de pacientes e a qualidade de vida.

A criação do local se deu por meio de uma parceria inédita do curso de Fisioterapia com as empresas Jacson Bonafé Estúdio Pilates e Kauffer Pilates. O laboratório é constituído por uma equipe formada pela professora Juliana Batista, coordenadora do espaço, e, inicialmente, por quatro bolsistas: dois vinculados ao curso de Fisioterapia, um ligado ao curso de Educação Física e um bolsista da pós-graduação stricto sensu. Na fase inicial, serão atendidos somente funcionários da UPF. Já em um segundo momento, os serviços devem ser oferecidos de maneira gratuita à comunidade.

A solenidade de inauguração teve a presença da vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, do coordenador do curso de Fisioterapia, Fabiano Lopes Chiesa, de professores da Feff, de representantes das organizações parceiras, além de acadêmicos e funcionários. Rosani parabenizou todos os envolvidos no desenvolvimento do espaço. “Estão todos de parabéns pela iniciativa, pelo projeto que é coletivo. É um laboratório de ensino que proporciona possibilidades infinitas. O movimento de hoje é denso de solidariedade, de parceria, genuíno, que visa ao bem-estar”, comentou.

A vice-reitora ainda destacou a parceria estabelecida. “Toda vez que alguém se dispõe a promover uma parceria que humaniza e proporciona qualidade de vida, está fazendo muito mais do que uma mera parceria. Está constituindo laços e formando cidadãos, nos ensinando e re-ensinando, de uma forma extremamente positiva e qualificada, a solidariedade”, disse ela.

Iniciativa pioneira
Segundo Chiesa, o Laboratório de Pilates da UPF é o primeiro dentro de um curso de Fisioterapia. “No Rio Grande do Sul, conhecemos outras instituições e nenhuma delas tem isso. Então é um cenário totalmente diferente, mais próximo possível da realidade do nosso aluno, que tanto estava sedento de pilates. Estávamos formando profissionais que se colocavam no mercado de trabalho dentro da grande área de Pilates. Na Universidade, não existia esse espaço, agora já existe para poder ser usufruído”, relatou.

Conforme Juliana, no local, a equipe deve discutir casos e estudar a respeito das diversas patologias que os pacientes apresentam, de maneira a trazer benefícios para a população e para o crescimento profissional dos alunos.

Na ocasião, Jacson Bonafé, fisioterapeuta e proprietário da Jacson Bonafé Estúdio Pilates, mencionou a importância de se ter um laboratório como o oferecido pela Feff/UPF.

Agendamentos
A partir da próxima semana, os interessados em procurar os serviços do Laboratório de Pilates poderão fazer os agendamentos na Clínica de Fisioterapia da UPF. O telefone para contato é 3316-8495.