Esportes

Judoca da UPF lidera Ranking Nacional Sub 21 da Confederação Brasileira de Judô

24/10/2016

11:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

O judoca Daniel Paulo dos Passos da Silva, que recebe o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), tem um motivo especial para comemorar em 2016: o atleta está no topo do Ranking Nacional Sub 21 da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), na categoria de até 55 kg. 

Passos obteve essa conquista porque foi o judoca que mais pontuou em todas as competições nacionais do ano, totalizando 365 pontos. O reitor José Carlos Carles de Souza celebra a vitória do jovem. “É um orgulho para a UPF poder contar com o Daniel. Toda a comunidade deve se sentir honrada”, disse.

Feito inédito em Passo Fundo
Ao alcançar uma conquista inédita para o município e para o interior do estado, Daniel comenta que este é um momento importante na sua carreira. “Quem é atleta sabe a dificuldade que enfrentamos para atingir a primeira colocação e se manter na mesma posição. Por isso, chegar ao fim deste ano como número 1 do ranking é a certeza de que estou no caminho e no lugar certo. É o início da realização dos meus sonhos. Agradeço a todos que contribuíram para que isso se tornasse possível”, comemora.

Dedicado, ele também acredita que em 2017 os desafios serão ainda maiores. “Sei que estarei preparado pelos meus professores e treinadores, pois, junto comigo, desenvolvem um trabalho sério e de muito empenho”, avalia o judoca. Rodrigo Bilhar, treinador do atleta, considera o fato imensurável para a cidade e para a região. “Isso nunca aconteceu. Agora, vamos sonhar com mais conquistas”, conta.

Campeão
Apoiado pela UPF desde janeiro deste ano, Daniel Paulo dos Passos da Silva obteve diversos títulos. Dentre eles, em julho, sagrou-se campeão sul-americano de judô após disputar o Campeonato Sul-Americano Sub 21, em Córdoba, Argentina, e venceu eventos estaduais, como a SuperCopa Porto Alegre, a SuperCopa Gramado e a Copa Santa Cruz do Sul. Ainda, foi bronze no Campeonato Brasileiro de Judô Sub 21, ocorrido na Bahia, e participou da Copa Europeia Júnior de Lignano, na Itália, e da Copa Europeia Junior de São Petersburgo, na Rússia.

O judoca está em fase de preparação para a seletiva nacional que irá formar a seleção de judô do ano que vem. A disputa acontece de 24 a 27 de novembro, em Lauro de Freitas, na Bahia.