Jornada

Jornalizando a região

18/05/2017

15:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação e Marcell Marchioro/Nexjor/FAC/UPF

Ações da 16ª Jornada Nacional de Literatura e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura estão sendo apresentadas na região

A coordenação da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura realizam uma série de visitas aos campi da Universidade de Passo Fundo (UPF) para apresentar o projeto da movimentação literária, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo. O público-alvo é composto por representantes de prefeituras da região, especialmente da área de cultura e educação, e de escolas públicas e privadas.

Os encontros foram realizados entre os dias 26 de abril e 4 de maio, nos campi da UPF em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. As visitas foram feitas pelos coordenadores da 16ª Jornada Nacional de Literatura, professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, e pela coordenadora da Divisão de Assuntos Comunitários da UPF, Munira Awad.

O objetivo dos encontros é apresentar o projeto da 16ª edição da Jornada e o da 8ª edição da Jornadinha e as ações que serão desenvolvidas antes e durante a movimentação literária, que acontece em outubro de 2017. Um dos coordenadores da Jornada, professor Miguel Rettenmaier, ressaltou que a finalidade é envolver a cidade de Passo Fundo e também a região, formando multiplicadores do projeto das Jornadas, chamados de Agentes de Leitura. “A ideia é apresentar a Jornada e sensibilizar a região. Jornalizar a cidade e a região não é apenas ocupar espaços. É conclamar as pessoas a colaborarem nessa ideia e nessa dinâmica de envolvimento coletivo em um processo crescente de formação de leitores e de formação de formadores de leitores”, enfatizou Rettenmaier.

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são realizadas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari & Bourbon e com o apoio do Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.upf.br/16jornada, pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Inscrições abertas para a Jornada e a Jornadinha
As inscrições para a 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura devem ser feitas no www.upf.br/16jornada. As vagas são limitadas.