Jornada

Jornalendo reúne mais de 300 crianças em Cruz Alta

15/08/2017

17:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Atividade é uma parceria das Jornadas Literárias de Passo Fundo com a Secretaria de Estado da Educação e o Sesi, com o objetivo de fomentar a leitura

Mais de 300 crianças participaram da primeira Estação de Leitura do projeto Jornalendo, que aconteceu nessa segunda e terça-feira, dias 14 e 15 de agosto, na Praça da Bandeira, em Cruz Alta. O projeto é uma parceria entre as Jornadas Literárias de Passo Fundo com a Secretaria de Estado da Educação e o Sesi e tem como objetivo incentivar a formação de leitores por meio de diferentes atividades e da aquisição das obras dos autores que participarão da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS. 

Em Cruz Alta, os estudantes do ensino fundamental das escolas estaduais da cidade e da região participaram de diferentes atividades promovidas pelo Sesi, as quais incluíram jogos cooperativos, jogos literários, oficinas de origami e pintura de rosto, além de atividades de incentivo à leitura e contação de histórias desenvolvidas no Centro Cultural do Sesi, que, para a analista de educação do Sesi, Francieli Mohnschmidt, são uma forma de estimular as crianças e a comunidade a se relacionarem com os livros e a literatura. 

Para uma das coordenadoras das Jornadas Literárias, Fabiane Verardi Burlamaque, essa parceria do Jornalendo é muito importante, pois promove a descentralização da Jornadinha. “Essas estações são o momento em que as escolas estaduais também podem mostrar suas ações de leitura e experienciar oficinas, e, principalmente, o contato com o Centro Cultural do Sesi”, destacou a professora, lembrando que essa parceria proporciona que as crianças também tenham outras vivências com essa leitura, o que reforça a ideia de integração da escola com a Jornada e, especialmente, com a Jornadinha. “Isso endossa nosso grande objetivo, que é a formação do leitor. O Jornalendo é uma primeira parceria com a Secretaria de Educação do Estado, possibilitando a integração entre crianças de outras CREs com nossa movimentação cultural, aproximando os leitores, as obras e os autores da Jornadinha”, comentou a coordenadora. 

Na opinião da coordenadora pedagógica da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Evanira Aparecida Ramos Barros, atividades como as Estações de Leitura são importantes para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura e conheçam os autores brasileiros. “Participar dessas atividades que estimulam a leitura é fundamental porque muitas vezes na sala de aula eles veem isso como uma obrigação, e, aqui não, aqui é diferente, eles vivem a leitura de uma maneira lúdica, conhecem os autores. Acho que é um trabalho muito bom para eles enquanto leitores. Essa integração, essa criação de uma comunidade leitora é fundamental”, disse. 
Mais de 4,5 mil obras serão adquiridas pelo estado

Além das Estações de Leitura, o Jornalendo também prevê a aquisição de 4,5 mil obras dos autores que participarão da Jornadinha para as escolas participantes, para alunos, professores e comunidade. Um investimento de quase R$ 150 mil. Para a assessora pedagógica da 9ª CRE, Roberta Ortiz, essa iniciativa vai resultar em um melhor aprendizado para as crianças, estimulando o gosto pela leitura e também a criatividade. “Para nós, é muito válido, nós estamos gostando muito dessa iniciativa, as crianças estão gostando das atividades, então, nós temos só a agradecer por essa parceria e desejar que venham outras”, ressaltou. 

Inscrições abertas
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontecem de 2 a 6 de outubro de 2017, são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan e da Companhia Zaffari & Bourbon, com o apoio cultural do Sesi e da BSBIOS e com a parceria cultural do Sesc. A realização é do Ministério da Cultura. 

As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Confira o cronograma do Jornalendo para os próximos dias:

Erechim
16/08/17 – Quarta-feira
Horário: 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h
17/08/17 – Quinta-feira
Horário: 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h
Local: Colégio Estadual Professor Mantovani. Av. Amintas Maciel, 784 
Escolas contempladas: Rede Estadual 15ª CRE – Erechim

Carazinho 
17/08/17 – Quinta-feira
Horário: 14h às 17h e das 18h30min às 20h30min
18/08/17 – Sexta-feira
Horário: 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h
Local: Campus UPF Carazinho. Rua Diamantino Tombini, 300, Bairro Oriental
Escolas contempladas: Rede Estadual 39ª CRE – Carazinho

Passo Fundo
30/08/17 - Quarta-feira
Horário: 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h
Local: Centro de Eventos da UPF
Campus I - BR 285 - Bairro São José
Escolas contempladas: Rede Estadual 7ª CRE - Passo Fundo