Jornada

Jornalendo envolve mais de 200 escolas da região Norte do RS

14/08/2017

15:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Ações serão realizadas de 14 a 30 de agosto em Cruz Alta, Erechim, Carazinho e Passo Fundo. Atividades fazem parte da Pré-Jornadinha

O Jornalendo atinge mais de 200 escolas de quatro Coordenadorias Regionais de Educação (7ª, 9ª, 15ª e 39ª), que receberão cerca de 4,5 mil obras de autores que participarão da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro em Passo Fundo. O primeiro município a receber o projeto é Cruz Alta, nos dias 14 e 15 de agosto. A atividade também acontecerá em Erechim (16 e 17/08), Carazinho (17 e 18/08) e Passo Fundo (30/08). A ação integra a programação da Pré-Jornadinha, período de leitura prévia das obras dos autores que estarão na Jornada em outubro. O Jornalendo é um projeto conjunto entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Universidade de Passo Fundo (UPF).

As ações nos municípios serão semelhantes às Estações de Leitura, que já acontecem em Passo Fundo, e contarão com apresentações de trabalhos das escolas, shows e oficinas. Além disso, por meio de uma parceria com o Sesi-RS, o projeto receberá as unidades móveis do Centro Cultural Sesi-RS, que são espaços que proporcionam o acesso à leitura, à cultura e à inclusão digital, atendendo a todas as normas de acessibilidade. 

As atividades mobilizarão a comunidade em espaços pedagógicos, formando leitores aptos a apreciar as distintas manifestações culturais. “O objetivo do Jornalendo é envolver professores e estudantes do ensino público estadual nessa grande movimentação cultural e incentivar a leitura, promovendo o encontro de leitores, escritores, artistas, educadores e comunidades”, comenta uma das coordenadoras da Jornada Nacional de Literatura, Fabiane Verardi Burlamaque. 

Essa é a primeira vez na história das Jornadas Literárias que um convênio dessa magnitude com o governo do estado é firmado. “Em seus 36 anos, é a primeira vez que há um convênio como esse, que envolve aquisição de obras para a leitura e participação efetiva das crianças na Jornadinha, o que amplia sobremaneira o público envolvido na Jornada”, revela o também coordenador da Jornada, Miguel Rettenmaier.

Mais de 4,5 mil obras serão adquiridas pelo estado
Conforme informações repassadas pela bibliotecária Maria do Carmo Ferreira Mizetti, do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação, serão adquiridas pelo estado gaúcho em torno de 4,5 mil obras para as escolas participantes, para alunos, professores e comunidade. Um investimento de quase R$ 150 mil.
Maria do Carmo ressalta que as Jornadas Literárias constituem-se em uma movimentação cultural cujo objetivo é incentivar a leitura, o encontro de leitores, escritores, artistas, pesquisadores, professores, educadores, intelectuais e comunidade de todas as idades, vivências e significados.

A bibliotecária enfatiza ainda que a leitura é tomada em seu sentido mais amplo, tais como música, dança, fotografias, cinema. “Esses fatores são absorvidos por alunos, professores, e a comunidade escolar, que se envolvem, participam e contribuem para esse debate, desenvolvendo, assim, em nossos alunos professores e comunidade escolar o senso crítico e o prazer pela leitura”, comenta Maria do Carmo.

Unidade móvel do Centro Cultural Sesi-RS
Em seus 70 metros quadrados, a unidade móvel do Centro Cultural Sesi-RS disponibiliza cerca de 3 mil obras que incluem livros em braile, audiolivros, revistas e jornais. Conta com sala de leitura, completo sistema de som, TV LED de 55” e ar condicionado, além da possibilidade de se transformar em um palco para apresentações culturais. Oferece, ainda, oficinas de informática e inclusão digital.
 
Inscrições abertas para a Jornada e Jornadinha
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontecem de 2 a 6 de outubro de 2017, são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan e da Companhia Zaffari & Bourbon, com o apoio cultural do Sesi e da BSBIOS, com a parceria cultural do Sesc. A realização é do Ministério da Cultura.
As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Cruz Alta
14/08/17 – Segunda-feira
Horário: 14h às 17h e das 18h30min às 20h30min
15/08/17 – Terça-feira
Horário: 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h
Local: Rua Marechal Floriano Peixoto
Escolas contempladas: Rede Estadual 9ª CRE - Cruz Alta

Erechim
16/08/17 – Quarta-feira
Horário: 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h
17/08/17 – Quinta-feira
Horário: 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h
Local: Colégio Estadual Professor Mantovani. Av. Amintas Maciel, 784 
Escolas contempladas: Rede Estadual 15ª CRE – Erechim

Carazinho 
17/08/17 – Quinta-feira
Horário: 14h às 17h e das 18h30min às 20h30min
18/08/17 – Sexta-feira
Horário: 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h
Local: Campus UPF Carazinho. Rua Diamantino Tombini, 300, Bairro Oriental
Escolas contempladas: Rede Estadual 39ª CRE – Carazinho

Passo Fundo
30/08/17 - Quarta-feira
Horário: 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h
Local: Centro de Eventos da UPF
Campus I - BR 285 - Bairro São José
Escolas contempladas: Rede Estadual 7ª CRE - Passo Fundo