Jornada

Jornada em movimento: ações buscam formação permanente de leitores

05/06/2018

07:51

Por: Assessoria de Imprensa

Formação de Agentes de Leitura, Estações de Leitura e encontro com escritores farão parte das ações de continuidade das Jornadas Literárias em 2018

Envolver escolas, alunos e comunidade com a literatura foi uma das principais ações das Jornadas Literárias em 2017. Em 2018, esse envolvimento deve ter continuidade. Por meio do projeto Jornada em Movimento, a coordenação das Jornadas pretende continuar as atividades realizadas no ano passado com foco na formação permanente de leitores. As ações ocorrerão ao longo do ano em Passo Fundo e também em Marau e Lagoa Vermelha.

As ações serão desenvolvidas em três momentos diferentes. O primeiro deles é a formação dos Agentes de Leitura. Para isso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promoverá a segunda edição do curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”. O curso será ministrado pelos coordenadores das Jornadas Literárias, professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, e pela coordenadora do Viva! Emau, professora Carla Portal, para professores de Passo Fundo, Marau e Lagoa Vermelha. Alguns encontros serão presenciais, outros, à distância. O primeiro ocorre nesta terça-feira, dia 5 de junho, com os professores de Marau.

De acordo com o professor Miguel Rettenmaier, no primeiro encontro, serão trabalhadas três questões: a formação de leitores na sua relação com a literatura infantil e juvenil, a leitura vinculada à tecnologia, e a leitura vinculada à comunidade. “É importante que o agente saiba que a nossa atuação acontece dentro de uma orientação comunitária, dentro de um trabalho compartilhado, em conexão com as demandas da sociedade, com as demandas da comunidade, de uma localização como a nossa que é referência na divulgação da literatura e na formação de leitores”, destacou Rettenmaier.

Professores interessados em ser Agentes de Leitura ainda podem realizar sua inscrição. A inscrição, assim como o curso, é gratuita e pode ser feita pelo site upf.br/agenda, no link Inscrições para Eventos.

Caminhos e Estações: leitores e autores

O segundo momento do projeto Jornada em Movimento será a realização das Estações de Leitura. Seguindo um formato semelhante com o do ano passado, as Estações serão o momento em que alunos e professores compartilham suas produções e percepções acerca das obras literárias trabalhadas. Ao todo, serão seis Estações: três no primeiro semestre e outras três no segundo.

Também realizadas nos três municípios, as Estações ocorrerão em uma escola polo e as escolas da região serão convidadas a participar. Em Passo Fundo, a primeira Estação será na escola José de Anchieta, no dia 20 de julho. “A ideia é seguir o mesmo formato da Pré-Jornadinha. Os alunos produzirão trabalhos a partir da leitura das obras indicadas, do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula, focando no protagonismo do professor, dos alunos e no envolvimento deles com a escola. Dessa vez, a gente quer trabalhar muito com o professor essa questão dos territórios colaborativos, o entorno da escola, para que a comunidade também se sinta pertencente”, explicou a professora Fabiane.

Neste primeiro semestre, os alunos e professores trabalharão as obras dos escritores César Obeid (1º ao 3º ano), Antonio Schimeneck (4º ao 6º ano) e Anna Lee (7º ao 9º ano). Já no segundo semestre, os autores trabalhados serão Simone Pedersen (1º ao 3º ano), Helena Gomes (4º ao 6º ano) e Bento de Luca (7º ao 8º ano).

O terceiro e último momento será o “grand finale”, quando, também em um formato semelhante com o da Jornadinha, os alunos se encontrarão com os autores das obras lidas. Esse encontro, chamado de Caminhos e Estações: leitores e autores, será realizado também nos três municípios em dois momentos: um no primeiro semestre, nos dias 2, 3 e 4 de julho, e outro no segundo, nos dias 28, 29 e 30 de julho.

Confira aqui a relação de obras indicadas.