Integrado

IV Semana de Formação Integrada debate a formação do ser

21/05/2018

10:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande e Natália Fávero

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF, vinculado à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), deu início a IV Semana de Formação Integrada. Na manhã de segunda-feira, 21 de maio, alunos e professores do Ensino Médio e dos cursos técnicos acompanharam a palestra de abertura “Somos Integrado: humanizando o ser”, proferida pelo professor da UPF Miguel Rossetto, o qual abordou questões relativas à sociedade atual, constituída de diversas gerações.

O evento também contou com uma apresentação da Banda do Integrado e de uma dinâmica na qual envolveu os estudantes e os professores. A Semana segue até o próximo sábado (26), com uma programação repleta de atividades. Na noite de segunda (21), no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I, também ocorreu uma nova palestra de abertura, com as convidadas Tatiana D’agostini de Cesaro e Ana Elisa Nicolini Patussi explanando o tema “Humanização e empatia nas relações”. 

Segundo o diretor do Integrado UPF, professor Jonir Dalbosco, há 4 anos foi idealizado o evento, que desde sua primeira edição objetivou a formação do ser, no qual todos os alunos, professores, pais e funcionários pudessem refletir sobre a essência do ser humano, já que a filosofia da Escola está relacionada à formação integral dos estudantes. Ainda de acordo com ele, a IV Semana de Formação Integrada não acontece só durante esta semana. “A formação do ser é contínua e constante, ocorrendo no decorrer dos cerca de 200 dias letivos. Por isso, é fundamental termos um momento específico para discutirmos e refletirmos sobre as relações, a qestão comportamental, o ato de compartilhar e de estar junto. Acreditamos que isso é importante e é papel de uma instituição de ensino promover ações como esta”, comentou.

“Humanização e empatia nas relações”
Durante à noite, foi realizada a palestra com o tema “Humanização e empatia nas relações”, proferida pelas psicólogas e coachees, Tatiana D’agostini de Cesaro e Ana Elisa Nicolini Patussi. As profissionais abordaram a questão da empatia não só no ambiente de trabalho, mas também na sala de aula e na família. De acordo com as palestrantes, todas as pessoas podem desenvolver essa habilidade, basta estarem dispostas a isso. “Uma das dicas para desenvolver essa habilidade é o autoconhecimento. No momento que a gente se conhece, trabalhamos o autoconhecimento da gente e do ser humano. Cada um é diferente do outro, cada um tem suas atitudes a partir das suas vivências, das duas crenças, dos seus valores e, quando percebemos isso, nos colocamos no lugar do outro”, ressaltou Ana Elisa.

 

As demais atividades previstas da IV Semana de Formação Integrada podem ser conferidas aqui.